Por que contratar um arquiteto? 7 motivos

out 12, 2021Gestão de obras0 Comentários

Por que contratar um arquiteto?

Se você está planejando construir, reformar, projetar ou decorar algum ambiente, esta pergunta já deve ter passado pela sua cabeça algumas vezes. Não só ela, como muitas outras:

Ter ou não um arquiteto em meu projeto faz diferença? Vale a pena o investimento da contratação dele? Não posso eu mesmo fazer o trabalho dele? É realmente necessário contratar? Um mestre de obra ou pedreiro não vão fazer a mesma coisa?

Essas, que são perguntas tão comuns, habitam o pensamento cotidiano de muitas pessoas que planejam construir ou reformar.

A presença ou não de um arquiteto em sua reforma influencia diretamente na execução e no resultado do seu projeto, sendo, este profissional, essencial para a obtenção de um resultado positivo.

Pensando nisso, separamos alguns motivos que muitos não sabem (ou não conseguem enxergar) do por que você deve contratar um arquiteto. Bora conferir?

Qual a função de um arquiteto?

Antes de você ter a resposta para “por que contratar um arquiteto?”, primeiramente você deve saber qual a função desse profissional tão importante.

O arquiteto é, nada mais, nada menos, do que aquele responsável por planejar e acompanhar a criação e execução de casas, edifícios, espaços comerciais, salas, ambientes, quartos e todo espaço de convivência humana que você imaginar.

Ele atua tanto em áreas internas quanto externas e utiliza de tecnologia, técnicas, conhecimento e estudos para desenvolver e projetar algo que vá de acordo com a proposta ou pensamento do cliente. Oferecendo e priorizando sempre conforto e funcionalidade.

O profissional não só “desenha” ou planeja de maneira rasa, como muitos podem imaginar, mas avalia as condições do local e pensa em vários detalhes do projeto como a escolha dos materiais, a melhor iluminação para o ambiente, prevê e analisa instalações elétricas e hidráulicas e também busca examinar como garantir o melhor conforto térmico e acústico do ambiente.

Um arquiteto é fundamental para transformar suas ideias e sonhos em realidade. E sempre levando em conta questões como, planejamento, segurança, conforto e bem-estar, além de fatores financeiros.

Ainda não está convencido sobre por que contratar um arquiteto? Então vamos aos motivos!

1 – Planejamento.

Vamos ao primeiro motivo para contratar um arquiteto. Antes de uma casa, edifício ou um ambiente se tornarem o que são, eles são um projeto.

Antes de se tornarem um projeto, eles são uma ideia que precisa ser arquitetada (sacou onde o profissional entra?) e planejada.

Igual a tantas coisas que são bem feitas, é no planejamento que tudo começa.

Nesta etapa, o arquiteto começa a entender tudo o que o seu cliente quer e necessita. Ele também analisa as ideias e esboços e tudo o que o cliente quer que tenha no projeto final.

Com isso, além de contar com um planejamento seguindo rigorosamente o que você quer (o que nem todo pedreiro irá conseguir fazer sem um plano exato), você também conta com uma organização que prevê toda coordenação do trabalho, o gerenciamento e a contratação da mão de obra necessária, a estimativa de gastos com materiais, orçamentos e um cronograma aprofundado de todas as etapas, do começo da obra até a conclusão.

Assim, as obras com projetos desenvolvidos por arquitetos têm maior potencial de evitar a refação por erros ou mudanças de ideia, afinal todas as etapas estão planejadas na ordem correta e 100% de acordo com o que o cliente imagina e deseja.

Uma obra com bom planejamento também tende a ser concluída mais rápida e com menos desperdício, além disso, durante o planejamento é possível antecipar eventuais problemas que possam surgir e assim, elaborar e otimizar soluções para eles antes mesmo deles aparecerem.

Antes do projeto iniciar!

Como citamos anteriormente, o arquiteto também irá avaliar o terreno e suas condições, assim podendo saber que tipo de projeto caberá dentro desse terreno e vendo se há limitações por causa dele ou do orçamento disponível.

Com esse planejamento, você ainda vai poder conferir os encanamentos e cabeamentos e as saídas hidráulicas e elétricas, para que depois de pronto não fique sentindo falta de tomadas e encanamentos nos lugares, além de também prever o tamanho que os móveis pensados irão ocupar e se as cores combinam da forma como você havia imaginado.

Esse planejamento é ideal para que a obra seja realizada uma vez só, sem precisar refazer por erros ou mudanças de ideia depois de pronta.

Na maioria das vezes, inclusive, contratar um arquiteto costuma sair mais barato do que ter que refazer algo que deu errado ou que você não gostou.

O gasto extra com material e mão de obra é enorme e pode ser evitado com a ajuda de um profissional que sabe o que fazer.

O arquiteto também pode servir para algo muito raro que pode vir a acontecer, que é quando o cliente não tem ideia de por onde começar ou não tem projeto algum.

Nessas horas, o arquiteto pode mostrar algumas opções que combinam com a sua personalidade, gostos e estilo de vida ou que são interessantes para o estilo preferido.

O arquiteto é capaz de definir prioridades e mostrar para onde o projeto deve seguir. Isso, baseado na sua experiência em lidar com diferentes referências e modelos de arquitetura.

Sem a ajuda do profissional, existe uma grande chance do projeto final não ser o que você imaginou. Correndo o risco de ficar sem originalidade, ou acabar muito pesado com tendências e estilos que não tem nada a ver um com o outro.

2 – Por que contratar um arquiteto: execução e acompanhamento da obra

Além do planejamento, o arquiteto também é um profissional tecnicamente capacitado para acompanhar uma obra. Muitos inclusive ofertam esse tipo de serviço.

Assim, você tem certeza plena de que o seu projeto será não só planejado, mas também, executado do jeitinho que você pensou.

No acompanhamento da obra, o arquiteto também auxilia no quesito de segurança. Sempre vendo se todos os protocolos estão sendo cumpridos e verificando se não há erros na execução.

Além de coordenar toda parte do projeto, o arquiteto pode também se responsabilizar pela execução das obras de sua construção ou reforma, desde as providências legais até a contratação de operários, oferecendo uma gama completa de serviços e reduzindo (muito) o seu trabalho.

3 – Economia

Contar com o serviço de um arquiteto é ter economia em vários aspectos.  

Como citamos anteriormente, começa pelo ponto de vista da compra de materiais:

ele vai calcular a quantidade exata necessária, assim evitando desperdícios, ou o risco de ter que comprar algo depois (quando esse material aumentou de preço), além de elaborar um orçamento completo, impedindo você de acabar caindo em “golpes” e cobranças sem motivo.

Ainda falando dos materiais, o arquiteto também serve para evitar investir em algo barato demais que pode dar problemas mais adiante. Este é um erro muito fácil de cometer, principalmente se você não tem conhecimento dos materiais que devem ser utilizados.

Outro motivo para contratar um arquiteto, é de que, contratando um profissional, você evita gastar dinheiro de forma desnecessária, construindo algo diferente do que realmente queria.

Arquitetos podem te oferecer soluções inteligentes para economizar dinheiro, espaço e otimizar o tempo de execução da obra. Ele sempre vai fazer e planejar algo que cabe no seu orçamento.

O olhar mais apurado e experiente de um arquiteto pode identificar detalhes que outros profissionais ou pessoas deixariam passar batido. Além de ele também projetar soluções para os seus gostos e necessidades. Como por exemplo, móveis funcionais e decorativos que trarão conforto, estilo e praticidade de forma exclusiva e pessoal para seu ambiente.

Além de avaliarem se aquilo de que você gosta cabe dentro do orçamento, se ficará bom no espaço projetado, se existe a possibilidade de execução e se há outras alternativas similares mais em conta ou com uma realização mais fácil.

Outra vantagem:

Arquitetos geralmente possuem parcerias com lojas de materiais de construção e fornecedores que podem oferecer para ele um bom desconto, que sem ele, você não conseguiria. 

Centralizar no arquiteto a gestão de todos os prestadores e fornecedores também é uma forma inteligente de poupar tempo e dinheiro, como citamos em outro momento.

O custo de contratação do arquiteto se paga ao longo do projeto e depois dele, quando se recebe uma obra bem feita, bem executada, bem planejada e de acordo com o seu gosto.

Outra razão para contratar um arquiteto é que, com o tempo, caso você deseje vender o imóvel, ele valerá muito mais do que um que não foi planejado por um profissional.

4 – Prazos e experiência

Quem nunca ouviu que toda obra sempre atrasa? Bem, não as que contam com um arquiteto!

Ao contratar um arquiteto você conta com prazos mais corretos, pois o profissional já tem a experiência de todos os imprevistos que podem surgir, além do tempo de execução correto que cada atividade e parte do projeto deve levar, fazendo assim, prazos mais realistas e evitando frustrações.

Contar com a experiência de um profissional qualificado pode ser a diferença entre ter uma obra bem executada e entregue de acordo com o que você quis ou, viver um verdadeiro pesadelo durante o tempo de execução da obra, lidando com fornecedores e prestadores diferentes, que acabam causando uma bagunça no que você planejava.

5 – Por que contratar um arquiteto: menos dor de cabeça e burocracia

Sabe a contratação dos prestadores de serviço e fornecedores que acabamos de falar?

Se mesmo neste ponto do conteúdo, você ainda se pergunta “por que contratar um arquiteto?”, saiba que ele pode se responsabilizar por essa parte que costuma ser uma das mais chatas e gera muitas dores de cabeça.

O arquiteto fará a gestão da obra inteira e com isso ela terá sinergia entre os prestadores, afinal, o profissional definirá a ordem de execução dos trabalhos e como cada um deles deve ser feito, além de acompanhar de perto e fazer a escolha a dedo de quem irá agir na obra.

6 – Segurança

Uma obra planejada e gerida por um arquiteto é mais segura, afinal, é um profissional tecnicamente capacitado para lidar com todas as etapas e fases da obra, como elétrica, hidráulica, iluminação, decoração, marcenaria, etc. e outras partes que precisam de cautela e cuidado.

Com isso, sua obra seguirá a risco os requisitos fundamentais de segurança e será entregue de acordo com o projeto que foi apresentado e o melhor, 100% funcional e segura para uso.

7 – Otimização de espaço e aproveitamento total da obra

Um fato: os lotes, as casas e os apartamentos atualmente estão cada vez menores.

Nesse sentido, o arquiteto é a melhor pessoa para pensar soluções que otimizam os espaços.

Arquitetos podem te oferecer soluções para não só economizar dinheiro, mas também aproveitar melhor o espaço e otimizar a execução da obra.

Uma das coisas que o arquiteto pode fazer por você, por exemplo, é observar o tamanho do ambiente da melhor forma possível e assim otimizar os espaços disponíveis e garantir que tudo tenha seu devido lugar e se encaixe no projeto.

Alguns apartamentos têm um formato difícil de explorar ou mesmo decorar. Mas é certeza que um arquiteto consiga olhar de outros planos e ter ideias para resolver esse impasse e tornar o espaço útil para os moradores, por exemplo.

Um lugar minúsculo pode ganhar a sensação de ser maior se for explorado de forma eficiente com técnicas e alguns métodos.

A decoração e os móveis planejados deixam o local com outra cara. Às vezes, ele nem tem potencial para ser útil e funcional, mas pode ser usado para criar um cantinho decorativo. Assim, deixando o ambiente com mais personalidade e de acordo com os outros cômodos.

Não arrisque! Contrate um arquiteto

Com tantos motivos assim para você contratar um arquiteto, é melhor não arriscar, não é mesmo?

E cá entre nós: existem diversos outros motivos que nós poderíamos citar, já que este profissional vem se tornando cada vez mais fundamental para o planejamento e execuções de qualquer tipo de obra!

Por isso, não perca tempo! Contrate um arquiteto de confiança e transforme o seu projeto dos sonhos em realidade!

Gostou do nosso conteúdo? Ele foi útil para você? Então compartilhe ele com alguém para que essa pessoa também saiba o porque deve contratar um arquiteto!

Receba os conteúdos primeiro!

Deixe seus dados para receber semanalmente nossas dicas e conteúdos,

4 + 12 =