5 cuidados na hora de fazer decoração para casa

jun 8, 2021Gestão de obras0 Comentários

A decoração para casa é um assunto que chama a atenção de diversas pessoas, entusiastas a arquitetura ou não, afinal, uma das coisas mais satisfatórias que existem é vermos o nosso cantinho ficando com a nossa personalidade, com cada detalhe pensado especialmente para aquele determinado lugar.

Mas, nós sabemos que, assim como deixamos de gostar de um estilo musical, podemos deixar de gostar de alguns itens da decoração. Por isso, é preciso ficar atento no momento de fazer a decoração para a sua casa.

Confira as dicas que nós preparamos e deixe sua casa ainda mais linda!

#1: Analise o seu estilo antes de fazer a decoração para casa

Antes de qualquer coisa, é muito importante analisar o seu estilo e entender o que você gosta. Já pensou viver em uma casa onde você parece não se encaixar? Pois bem, quando usamos muitos estilos destoantes dos nossos, isso pode acontecer.

Mas, como descobrir o seu estilo? Bem, aqui vão algumas dicas:

  • Analise o seu guarda-roupa e anote o estilo predominante: romântico, despojado, casual, moderno – fazer isso vai ajudar a entender quais itens decorativos você pode mais gostar;
  • Para confirmar o que já está pensando, faça um teste para descobrir o seu estilo! Na web é possível encontrar diversos sites que oferecem o quiz de forma gratuita.

Depois que entender o seu estilo, vai ser muito mais fácil e divertido colocar as mãos à obra. Nós sabemos, nesse momento é comum ficarmos ansiosos e querendo mudar tudo o mais rápido possível, mas a decoração para a casa é um processo que merece um tempo maior de dedicação, para que tudo fique exatamente da forma que você imaginou!

#2: Cuidado com as tendências ao decorar sua casa!

Assim como na moda, as tendências de decoração mudam de tempos em tempos. Mas, mais importante ainda, é o fato de que você pode mudar!

Por isso, antes de investir o seu tempo e dinheiro em algo que pode parecer incrível à primeira vista, pesquise mais um pouco, analise todas as possibilidades, se você se vê usando aqueles mesmos itens por um médio-longo prazo e a versatilidade das peças.

Versatilidade das peças na hora da decoração para casa!

Ao fazer a decoração para a casa, um ponto importante a analisar são as opções de mudança que as peças dão a você. Até porque não é preciso fazer uma mudança radical na ornamentação da casa uma vez por ano.

Trocar as capas das almofadas no inverno pode trazer um novo ambiente para a sala de estar, assim como uma lareira portátil pode enriquecer a beleza do jardim, um novo tapete pode ser colocado no quarto para trazer sensação de aconchego.

O que vale é usar a criatividade e entender como aquela decoração vai funcionar com os móveis que você já tem ou o que você vai precisar adquirir para criar um ambiente harmonioso!

#3: Menos é mais!

É comum encontrarmos casas cheias de objetos, com tamanhos e estilos variados. Mas, quando eles não são pensados seguindo uma linha harmoniosa dentro da casa, podem trazer a sensação de bagunça constante, mesmo quando tudo estiver no seu devido lugar.

Por isso, reforçamos novamente para que você entenda o seu estilo!

Por exemplo, você pode querer decorar uma parede com diversos quadros com molduras brancas iguais ou molduras diferentes, em tons complementares.

Ou pode decorar uma parede com espelhos, além de dar um ar moderno para o ambiente, eles criam sensação de amplitude.

Outra coisa que você pode fazer é apostar em nichos e adicionar objetos decorativos complementares em cada espaço, como plantas, vasos, quadros, livros.

A dica principal é para que o ambiente passe uma sensação de bagunça, mas você pode sim, usar estilos de decoração complementares e que vão dar uma cara de modernidade para o local e um estilo único! De novo: olhe suas referências, assim, vai ter uma visão mais ampla de como decorar cada espaço.

#4: Pense em todos os moradores da casa ao decorar o ambiente!

Uma coisa legal a se fazer é ouvir todos os moradores da casa, para encontrar uma decoração que agrade a todos. Se você pensa em fazer uma mudança mais intensa, pode pensar em um ambiente diferente, para todos os moradores. Assim, todo mundo fica feliz!

Além disso, se você tem filhos pequenos, leve em consideração móveis com a quina arredonda, para evitar acidentes com os pequenos!

5#: Iluminação importa muito na hora de decorar a casa

De que adianta ter móveis lindos e objetos decorativos incríveis se a iluminação do espaço não é o suficiente para destacar toda a beleza deles?

Fique tranquilo! Você não precisa fazer uma reforma radical, quebrar paredes e mexer em toda a fiação elétrica da sua casa para conseguir uma boa iluminação. Aposte em abajures, luminárias e, se você gostar e se encaixar no seu bolso, pode trocar a luz da sala de estar por um lustre.

Ah, e você sempre pode buscar novos produtos em antiquários e na internet, lugares onde é possível encontrar produtos mais baratos, sem perder a qualidade. Mas, se for colocar essa dica em prática, não se esqueça do que falamos lá no início: redecorar o espaço, de modo que você não enjoe logo no primeiro mês, leva tempo e pesquisa.

Dica da arquiteta: renovação de móveis!

É muito comum que a nossa primeira reação a redecorar a casa seja o desejo de comprar diversos móveis, mas, é sempre possível renovar objetos, como explica a arquiteta e urbanista Mayra Schimelfenig: “móveis restaurados e com valor afetivo é o que faz da sua casa um verdadeiro lar! Quanto mais memórias você conseguir unir à sua decoração, mais aconchego e história você terá nos ambientes. Este é o tipo de móvel ou objeto que tem um preço inestimável e que irá enriquecer seus dias cada vez mais”.

Por isso, se você tem um objeto que lembre a sua infância ou um móvel que foi herdado de alguém especial, não jogue fora ou esconda! É sempre possível:

  • Pintar o móvel;
  • Personalizar objetos antigos com itens que lembrem a sua personalidade;
  • Criar um espaço especialmente para receber aquela peça única; como é o caso deste projeto, desenvolvido pela arquiteta Mayra Schimelfenig, especialmente para destacar a mesa herdada pela família:

Anote tudo o que precisa fazer antes de redecorar!

Esses são os 5 cuidados principais que você precisa ter na hora de fazer a decoração para casa! Não deixe de lado a nossa primeira dica, porque conhecer o seu estilo é essencial para decorar a casa.

Nossa dica final é para que você anote todos os passos necessários e, principalmente, quais ambientes da casa pretende decorar e como quer fazer isso. Assim, será mais fácil comprar os itens, sem esquecer de nada.

Gostou desse conteúdo? Você pode conhecer pessoas que também estejam redecorando a casa, compartilhe com elas!  

Receba os conteúdos primeiro!

Deixe seus dados para receber semanalmente nossas dicas e conteúdos,

2 + 1 =