Dicas de decoração simples para casas pequenas

abr 16, 2021Decoração, Dicas0 Comentários

Você sabia que uma decoração simples para casas, em um espaço pequeno, ainda pode refletir muito a sua personalidade? Cada vez mais é comum encontrarmos imóveis pequenos, de 15m² a 55m², especialmente quando estamos falando em grandes centros brasileiros. Já que o número de habitantes dessas cidades é maior do que uma cidade do interior (sem contar no valor do metro, que tem grande influencia no tamanho dos imóveis).

E para quem, assim como nós, que não abre mão de uma boa decoração, precisa ter em mente que quanto mais coisas estiverem espalhadas pelo chão, mais vai parecer que o seu cantinho está bagunçado ao invés de decorado e arrumado.

Por isso, no blog de hoje nós trouxemos diversas dicas de decoração para espaços pequenos e como aproveitar muito bem o local, seja com ambientes multifuncionais ou decoração vertical.

Continue conosco!

Decoração simples para casas: tudo começa nas paredes

As cores têm grande influência em nossas vidas, podem interferir no nosso humor e transmitir uma mensagem do que estamos sentindo no momento.

Quando falamos em decoração simples para casas, elas são usadas para trazer mais vida para os ambientes. Por isso, existem algumas técnicas que ajudam a criar sensação de mais espaço:

  • Para alargar um ambiente: pinte o fundo e o teto com tons escuros e as laterais com cores claras.
  • Quando objetivo é ampliar: use tons claros no teto e nas paredes;
  • Para alongar: pinte o teto e as paredes das laterais de tons escuros, já a parede do fundo deve ser pintada com tons claros.

Nesses casos, os tons mais indicados para uso são azul, roxo, amarelo ou verde quando falamos em cores mais fortes. E branco, bege ou cinza, por exemplo, quando nos referimos as tonalidades mais claras.

Depois de definir as cores das suas paredes, escolha elementos decorativos que ajudam a trazer mais personalidade ao ambiente e que estão em acordo com as tintas escolhidas, para que não haja um contraste muito grande de elementos.

Ambientes multifuncionais

Os ambientes multifuncionais são uma boa pedida para quem quer uma decoração simples para casas, sem abrir mão de espaços importantes no imóvel.  

Se você já assistiu “Irmãos à Obra” deve ter ouvido a dupla falar muito em conceito aberto. Normalmente, no programa, isso significa unir a cozinha com a sala de jantar. Basicamente, os ambientes multifuncionais vão na mesma linha: são aqueles que aproveitam um ambiente, além da sua função primária, para usos adicionais.

Dessa forma, é possível criar um ambiente multifuncional entre sala de estar e jantar, unindo praticidade e conforto.

Você também pode ir além do mais conhecido e usar a criatividade. Por exemplo, sala de estar com home office, um espaço tão necessário neste momento que estamos vivendo.

Mas, atenção: tenha muito cuidado com os elementos que vai utilizar, o mobiliário e a organização do layout precisam conversar com os demais móveis da sala de estar. Se você tem muitos livros, opte por guardá-los em armários com portas, para não passar a sensação de que a sua casa está desorganizada. Nesse sentido, o quarto também é um cômodo que pode dividir o espaço com home office.

Decoração simples nas paredes

Como falamos lá no início, uma decoração simples pode virar um verdadeiro desastre em um ambiente pequeno se você não souber como posicionar os móveis.

Imagine o seguinte cenário: você coloca muitas coisas no chão, como mesinhas, prateleiras de chão, e está atrasado para trabalhar e ainda precisa passar por todo esse cenário de interrupções. Depois de tudo, é provável que pareça que você enfrentou uma guerra logo cedo com os seus móveis, do que ter saído de casa tranquilamente.

Dessa forma, uma decoração simples para casa em um ambiente pequeno exige uma coisa muito clara: utilizar bem o espaço das paredes.

Prateleiras abertas

Especialmente na cozinha, opte por prateleiras fixas abertas, elas dão a sensação de que o espaço é mais amplo. Além disso, os utensílios ficam a sua vista mais facilmente e ajudam a compor a decoração do espaço.

Você também pode instalar uma pequena prateleira sobre a pia da cozinha ou do banheiro. Dessa forma, elas ajudam a liberar espaço nas laterais das cubas e deixam o espaço com um toque de charme, beleza e organização.

Nichos aéreos

Os nichos aéreos são excelentes aliados na hora de desenvolver uma decoração simples para casas, seja para organizar livros, revistas, souvenirs, objetos decorativos.

Você pode brincar com nichos abertos e fechados, de diferentes tamanhos, em cores vibrantes, para trazer um toque de alegria e energia, como amarelo.

Quadros

Quadros e porta-retratos fazem parte da nossa rotina. Hoje, existem diferentes propostas de como decorar as paredes com eles. Você pode colocar vários quadrinhos de tamanhos próximos na mesma parede, ou, por exemplo, dois quadros grandes.

O que vale é a sua criatividade! A dica de ouro é: procure molduras de cores próximas aos outros elementos da sua casa. Assim, tudo fica complementar e cada cantinho da decoração simples para casas conversa entre si. 

Elementos naturais

Toda casa, pequena ou não, precisa de plantas. Elas são essenciais para purificar o ar, ajudam a manter os moradores mais próximos da natureza e compõem uma decoração linda no ambiente.

Varie os tamanhos das plantas para criar uma composição diferentona e bonita. Você pode pintar um cantinho “esquecido” de marrom para criar um espaço para um pequeno jardim interno.

Não sabe quais plantas são indicadas para ambientes internos? Clique aqui e confira!

Móveis planejados 

Em casas muito pequenas, uma opção para não perder tanto espaço é optar por móveis planejados, que caibam exatamente no local onde você imaginou e que combinem com a o restante da decoração.

Por exemplo, você pode comprar um sofá planejado de canto e adicionar duas poltronas individuais, para quando receber visita ter espaço para todos. Outra opção é colocar puffs próximos ao sofá, por exemplo, priorize pelo modelo set round. Eles são mais firmes e podem servir como mesinha ou apoio para os pés nos momentos necessários.

Atenção ao orçamento!  

Além de planejados para a sala, você também pode investir em móveis para a cozinha e para o quarto. Mas essa opção vai depender muito do seu orçamento. Se você não pode gastar muito no momento, opte por planejar os móveis para o local em que você mais passa tempo e que precisa ter mais espaço livre.

Como organizar o quarto

Normalmente, não passamos tanto tempo no quarto, mas, isso não significa que ele pode ficar bagunçado e esquecido!

Ao invés de um guarda roupa, que vai ocupar um espaço grande do cômodo, você pode investir em cômodas menores e em camas com gavetas grandes. Assim, pode organizar os espaços e guardar todas as suas roupas sem dores de cabeça.

Para aquelas roupas que exigem um cabide, você pode comprar uma arara. Além de funcionais, elas são muito modernas e ocupam pouco espaço.

Iluminação

A iluminação também é parte muito importante quando falamos em decoração simples para casas pequenas. Afinal, se você usa apenas uma lâmpada no meio do teto, para iluminar o espaço inteiro, a luz pode causar a sensação de que o cômodo é ainda menor.

A principal dica é para que você use uma lâmpada com vários bocais, apontando para ângulos diferentes. Também recomendado utilizar pontos de luz em locais mais baixos, por exemplo, próximos a uma bancada.

Espelhos: dicas da arquiteta!

Assim como a pintura pode criar sensação de amplitude, os espelhos também podem. Quando falamos em estética, eles são excelentes para trazer brilho para o ambiente e bem-estar. “No Feng Shui, ele é muito utilizado justamente para isso: dar a sensação de amplitude para preencher espaços que são considerados “faltantes” dentro do baguá. Que é o estudo das áreas dentro de uma residência ou comércio”, explica a arquiteta Mayra Schimelfenig.

Ainda de acordo com ela, não há uma regra de quais lugares são mais indicados para posicionar os espelhos. Porque eles são peças muito versáteis, então é possível utilizá-los em paredes, pisos, móveis, em qualquer lugar que o objetivo seja ampliar. “Ele pode ser usado em composições que tragam diferentes tamanhos. Também tem situações onde o espelho é instalado em toda uma parede, para trazer a sensação de amplitude”, complementa.

Ah, e se você pretende usar mais de um espelho, a dica chave é: não posicione dois espelhos do mesmo tamanho de frente para o outro. Isso pode causar a sensação de que estamos em um provador de lojas.

Mayra completa que, se você optar por usar vários espelhos, eles podem dar uma sensação bem decorativa para o ambiente: “quando bem colocados na decoração, fica maravilhoso, espaçoso e brilhante”.

Vamos decorar?

Como você viu, fazer uma decoração simples para casas pequenas não é uma tarefa difícil. Mas ela exige dedicação e concentração para encontrar os móveis corretos, que se encaixem com a sua personalidade e não ocupem todo o espaço disponível para circulação dentro da casa.

Existem diferentes truques de organização e decoração que ajudam a criar uma sensação de amplitude para o espaço e que servem trazer mais vida para a casa, sem que você precise pintar todas as paredes de branco.

Lembre-se das nossas dicas de pintura antes de se mudar ou antes de renovar a pintura da sua casa. Você também pode utilizar o truque das prateleiras abertas e dos nichos, eles ajudam a deixar o ambiente mais organizado e menos carregado.

Ah, e a nossa dica final é: se quiser móveis no chão, como uma mesinha de centro, opte por utensílios com rodinhas, já que eles são bem mais fáceis de mover.

Gostou das nossas dicas? Se colocá-las em prática, nos conte nos comentários!

Receba os conteúdos primeiro!

Deixe seus dados para receber semanalmente nossas dicas e conteúdos,

15 + 5 =