Benefícios da vegetação em ambientes internos

mar 8, 2021Decoração, Dicas0 Comentários

Você também tem dúvidas de qual plantinha colocar dentro da sua casa? Ambientes internos costumam ser espaços em que encontramos mais dificuldade para ter uma e, principalmente para fazer elas durarem, sem falar que se você está acompanhando o mundo da arquitetura e design de interiores, sabe que existem plantinhas que estão mais em alta que outras. Por isso, separamos pra vocês algumas dicas bacanas que irão te ajudar na hora da escolha! 

Para começar, tudo dependerá da forma que os cômodos e móveis estão dispostos na casa e quais os detalhes da sua decoração que você mais quer destacar com a ajuda dessas belezinhas. Se você já ouviu falar que plantas em ambientes internos trazem benefícios para os moradores, você sabe que algumas não podem faltar!

Então para te ajudar, separamos alguns benefícios do contato direto com as plantas e de que forma você pode colocá-las dentro do seu ambiente!

Benefícios da vegetação em ambientes internos

A gente sabe que ter uma plantinha dentro de casa muda completamente o ambiente, pois elas possuem uma energia própria que traz alegria e aquela sensação de ar renovado! Muitas plantas ainda são estudadas com a intenção de identificar suas ações e influências no dia a dia do ser humano. Alguns benefícios já foram observados e outros ainda merecem atenção.

Mas calma que de qualquer forma, grande parte delas possui diversos fatores bacanas como:

Purificação do ar

Algumas plantas possuem a capacidade de liberar menos gás carbônico, o que possibilita a renovação do ar no ambiente. Além disso, são responsáveis pela umidificação natural do ar.

Já percebeu que quando você está em um ambiente de mata fechada ou mesmo, próximo da natureza o ar que você respira fica diferente e sente que é mais limpo? De fato, isso é verdade. Por isso, indica-se as plantas para ambientes internos!

Ambiente colorido

Mesmo que algumas plantas não desabrochem em flores coloridas, o simples fato de contar com o verde das folhas é suficiente para tornar o ambiente interno mais colorido. Ainda mais se você possui um espaço de cores neutras e harmônicas.

Agora, quando falamos em plantas com flores, as cores dão um toque especial para qualquer ambiente, já que você pode contar com uma diversidade de plantas e cores.

Sensação de bem-estar

Algumas plantas possuem a vantagem de exalar perfumes que causam sensações de bem-estar, conforto e tranquilidade. Por isso, indica-se plantas como o Antúrio para ambientes de trabalho.

Claro que também possuem estudos sobre as energias negativas e a filtragem delas. Como a pimenta, planta popularmente conhecida por atrair inveja e mal olhado.

Plantas e Feng-shui

Nesse sentido, as energias e posições das plantas estão fortemente associadas a uma técnica conhecida como Feng Shui, em que o projeto arquitetônico e a disposição dos móveis e cômodos, facilitam e proporcionam energias positivas.

Existe por isso, a ideia de utilizar plantas que dizem respeito aos desejos e aspirações de sua vida e dos demais moradores. Como por exemplo:

  • Plantas que crescem para cima como o manjericão e trepadeiras são utilizadas para ter sucesso e crescimento da carreira;
  • Para a espiritualidade recomenda-se hortelã, flor de lótus e aromáticas;
  • Plantas utilizadas como influência para a criatividade: flores coloridas e com folhas diversificadas.

5 plantas para colocar em ambientes internos

Aqui, quem manda é você! A decoração do ambiente irá variar de acordo com o que você imagina e sonha para os seus móveis e ambiente em si, por exemplo, em qual cômodo você colocará as plantinhas e, se você acredita em energias, quais sensações e finalidades você quer agregar ao ambiente.

Conheça as melhores plantas para sua casa:

  • Alecrim: A planta de alecrim dentro de casa pode afastar energias negativas, atrair harmonia, aumentar a autoestima, aliviar o estresse e ainda, proporcionar uma série de benefícios para o organismo como chá e tempero;
  • Espada-de-são-jorge: Uma planta que consegue se adaptar bem à sombra e é um ótimo pedido para tornar o ambiente interno mais elegante. Além disso, possui grande poder sobre energias negativas, purificação do ar e proteção.
  • Suculentas: As suculentas são plantas que possuem o poder de oferecer oxigênio fresco para o ambiente, já que durante a noite não liberam dióxido de carbono.
  • Antúrio: Uma planta que se adapta facilmente a ambientes internos, já que não exige muitos cuidados, desde que esteja longe do ar condicionado. São plantas que representam limpeza espiritual, expansão e sucesso, por isso, indica-se colocá-la em ambientes internos de trabalho.
  • Costela de adão: Ótima planta para ambientes internos, já que não podem receber o contato direto com a luz do sol. Além disso, proporciona elegância para o espaço.

Utilize as plantas a seu favor!

Agora que você já sabe que as plantas trazem diversos benefícios tanto para o corpo, quando para a mente e a alma, o que está esperando para colocar em prática o que aprendeu?

Lembre-se de entender quais plantas são as certas para o que você deseja e claro, os principais cuidados com elas!

Receba os conteúdos primeiro!

Deixe seus dados para receber semanalmente nossas dicas e conteúdos,

14 + 13 =