Projeto arquitetônico sustentável, descubra as vantagens!

fev 9, 2021Arquitetura, Destaques, Dicas0 Comentários

O projeto arquitetônico sustentável tem crescido com o passar dos anos e se tornado um objetivo de muitos empreendimentos em processo de construção. Ou então, na vida útil do edifício, casa ou sala comercial.

Alguns aspectos como a ventilação, iluminação, redução de resíduos poluentes e de gastos com energia e água vêm sendo discutidos e muito considerados atualmente. Por isso, vale a pena pensar que é considerado um investimento a longo prazo.

Independente disso, permanece sendo a nova onda do mercado, já que mesmo a longo prazo, traz economia no uso de energia e água, por exemplo. Para saber como tornar sua casa ou sala comercial mais sustentável continue acompanhando este conteúdo!

Conceito sustentável

Durante o século XX o crescimento de cidades foi exponencial. O que afetou de forma extremamente agressiva o meio ambiente, já que se abandonou dentro da construção civil as diretrizes de preservação.

Por isso, a sustentabilidade voltou a ser pauta para os arquitetos, visando amenizar os impactos causados pelo homem na natureza. Nesse sentido, na construção civil, a sustentabilidade tem como intuito tornar todo o processo de pré, durante e pós-construção adequado para impedir ou reduzir a agressão ao ambiente.

O conceito sustentável exige o menor prejuízo ao meio ambiente e permite a utilização de novas tecnologias. Influenciando, dessa forma, na redução de ruídos e gerar maior poupança energética.

Dica: quer aprender como tornar um ambiente aconchegante? Você pode ser um blog sobre esse assunto aqui!

Como aplicar a sustentabilidade no projeto arquitetônico

A sustentabilidade no projeto arquitetônico não diz respeito apenas a um design com vegetação, apesar de ser um grande influenciador. A vegetação interna e o paisagismo são apenas partes de um conjunto de ações que auxiliam na sustentabilidade do projeto.

É preciso analisar o ambiente em que o projeto será colocado em execução. Afinal a iluminação e a ventilação natural são fatores indispensáveis para um projeto sustentável.

Além disso, é importante identificar quais as tecnologias que podem ser utilizadas naquele espaço e qual a viabilidade delas. Já que são ações de alto investimento, mas que proporcionam uma economia a longo prazo.

Depois, é possível identificar a redução do consumo de recursos naturais dentro do projeto arquitetônico. Nesse caso, com a utilização de placas fotovoltaicas, reutilização de água da chuva, vegetação interna e paisagismo.

Vantagens de projetos verdes

Vantagens de projetos verdes

As vantagens são inúmeras e algumas mais conhecidas em comparação a outras. Isso porque um erro muito comum é planejar a sustentabilidade em apenas algumas etapas do processo de obra.

Conheça quatro vantagens que farão você optar por um projeto arquitetônico amigo da natureza.

Energia elétrica no projeto arquitetônico sustentável

O consumo de energia elétrica pode ser representado por energia solar que pode, por exemplo, aquecer as águas para banho. Assim como a utilização de arandelas que passam o dia todo consumindo energia solar. Dessa forma, não utilizam a energia paga para se manter em funcionamento durante a noite na área externa.

O projeto arquitetônico pode ainda contar com as iluminações naturais. Possibilitadas por grandes janelas em paredes estratégicas para utilização, em um maior tempo, da luz do sol.

Assim como, possibilita ventilação natural, reduzindo o uso de ar condicionado nos ambientes. Nesse caso, ainda há uma melhora para a saúde, já que o ar natural é mais úmido.

Processo de construção

Durante o processo de obra, em que o projeto arquitetônico sustentável está sendo executado, esse fator aparece na redução da geração de resíduos de materiais utilizados na construção.

E até mesmo, na compra e utilização de materiais que sejam menos agressivos à natureza.

Agrega valor para o projeto arquitetônico

Quando um projeto arquitetônico conta com fatores relacionados a sustentabilidade, ele se torna mais atrativo, mesmo que o investimento seja grande. Já que atualmente a redução da poluição e de resíduos tem sido um assunto discutido em todos os setores do mercado.

Dessa forma, você agrega valor e credibilidade para sua sala comercial. Além de ser um aspecto que gera beleza para o ambiente, você conta com a possibilidade de uma procura muito maior por seu imóvel. No caso de a economia ser residencial, agrega benefícios para o seu próprio bolso.

Impostos

Em algumas cidades e estados, quando há economia de energia e água, o município possui uma lei de isenção de parte de impostos. Imagine poder contar com a economia em sua casa e ainda a redução no pagamento de impostos. A economia é duplicada gerando mais benefícios para você e para o meio ambiente.

Mas, é importante avaliar como funciona na sua cidade e se há esse incentivo fiscal para a redução da poluição.

Coloque em prática um projeto arquitetônico sustentável!

Depois de descobrir as vantagens que um projeto arquitetônico e uma obra sustentável possui para o conforto da família e a redução dos gastos, você sabe que não precisa se preocupar em prejudicar demais o meio ambiente.

O projeto sustentável tem ainda influência no desenvolvimento e envolvimento de toda a família. Afinal os filhos aprendem com os pais como ajudar a preservar o meio ambiente para as próximas famílias que virão.

Receba os conteúdos primeiro!

Deixe seus dados para receber semanalmente nossas dicas e conteúdos,

3 + 7 =