Descubra como tornar um ambiente aconchegante

abr 8, 2021Dicas0 Comentários

Você já deve ter ouvido falar que a arquitetura de um ambiente, seja ele comercial ou residencial, influencia em como as pessoas se sentem quando se encontram nesse espaço, certo?

A arquitetura, em conjunto com o design de interiores, auxilia na forma como as pessoas se sentirão no local e transmitem a importância de ter um ambiente aliado aos seus desejos.

Já pensou ter um salão de festas que não transmita a sensação de alegria, acolhimento e elegância? Se você tem o desejo de um espaço bem planejado é legal lembrar da importância de proporcionar aos convidados a sensação certa.

Você é quem decide o que deseja transmitir e neste conteúdo vai entender como tornar a casa aconchegante, independente de qual cômodo estiver pensando.

Cor e Iluminação para ambiente aconchegante

Se você acompanha nossos artigos, já sabe que a vegetação é uma grande aliada para deixar o ambiente mais confortável e aconchegante. Mas existem outras formas de influenciar nas sensações que seus convidados podem ter.

A iluminação permite, assim como a vegetação e as cores, tornar o ambiente frio ou quente. Isso significa que quando você possui uma lâmpada mais branca no espaço, as chances de ser um ambiente para realizar atividades é maior.

Já observou que em bancos, escolas, consultórios a luz branca é mais comum? Isso porque são lugares e cômodos que as pessoas precisam de mais atenção ou então que consigam visualizar os objetos com mais facilidade.

Nesse sentido, o contrário também é válido. Em salas de estar, quartos e cômodos de lazer o mais comum é usar lâmpadas decorativas ou então mais amareladas. A iluminação quente oferece uma sensação de conforto e aconchego.

Isso acontece porque permite um descanso dos olhos, o que consequentemente, pode influenciar no relaxamento do corpo.

As cores também são grandes influenciadoras. Claro que algumas merecem um pouco mais de atenção e cuidado na hora de usar, já que podem, quando em excesso, causar sensações erradas.

Tudo depende também do que cada pessoa entende ao ver as diferentes cores, mas você já deve ter percebido que existe um padrão em cores mais comuns, como o azul, verde, amarelo e vermelho.

O legal de utilizar as cores no projeto é que você pode provocar o sentimento que quiser conforme o que imagina para aquele ambiente. Por exemplo, para um espaço ativo e alegre, você pode utilizar o amarelo e azul para transmitir a sensação de calma.

Ambiente aconchegante

Importância da arquitetura para esses ambientes

Pode ser que você já tenha pensado em decorar e usar as cores, iluminações, posições dos móveis da forma como bem entender, de acordo com o que você vê na internet. Mas o que é melhor do que um profissional preparado para realizar essas tarefas?

O auxílio de um arquiteto pode deixar tudo bem organizado, além de entender sobre as formas de distribuir os elementos, ele já possui conhecimento e experiência para preparar de forma mais positiva o ambiente.

A arquitetura para tornar os ambientes aconchegantes é importante porque alinha, organiza, planeja e dá um toque especial para cada ambiente.

Dicas para diferentes ambientes

Cada ambiente é único, por isso, existem formas diferentes para preencher, dar cor e vida a cada um deles. Separamos algumas para você entender quais as melhores opções e o que combina mais com cada sensação que pode proporcionar na sua residência.

Conforto

Para um ambiente aconchegante e confortável, o indicado é que os espaços tenham uma iluminação mais amarelada, já que a lâmpada mais fraca oferece aos olhos um descanso e o corpo entende que é hora de relaxar!

Lembre-se também que cores claras refletem a luz e as cores escuras absorvem, portanto, escolha a que condiz com seus desejos. Para isso alie:

  • Lâmpadas com tonalidades e temperaturas quentes (amarelas): para essa dica podem ser utilizadas as incandescentes e halógenas.
  • Caso você aposte em cores: azul, violeta e verde transmitem bem-estar, segurança, conforto e calmaria.

Moderno

Em um ambiente moderno é bacana usar uma decoração mais intimista e sem exageros, com o auxílio de espelhos, móveis funcionais, plantas, cores e iluminação.

Da mesma forma que o ambiente anterior possui suas indicações, nessa situação as dicas são:

  • As lâmpadas de led, arandelas e pendentes são boas dicas para deixar o ambiente mais moderno.
  • Use cores mais vivas como: o vermelho, azul e laranja, já que transmitem segurança, poder, otimismo, mudança, dinamismo e desafio.

Natural

Nos ambientes onde o objetivo é oferecer proximidade com a natureza, é bacana utilizar os elementos que lembram a diversidade. Por exemplo, vegetação, iluminação e móveis amadeirados são dicas para esses ambientes.

  • A iluminação parte de uma ideia mais natural: com grandes janelas e entrada natural da luz solar, assim como a ventilação que também pode ser uma vantagem das grandes janelas e portas.
  • Use cores que remetem a natureza: tons terrosos e elementos que representem a natureza como pedras e objetos de madeira.

Quando usar esse modelo de ambiente, lembre-se de trazer para o espaço uma ideia mais natural, o que também significa sustentabilidade, por isso, o uso de reciclados e materiais mais presentes na natureza.

Ambiente aconchegante

Sua casa deve ser a sua cara!

Mesmo com todas as dicas e indicações, o apoio de uma arquiteta para tornar o ambiente aconchegante é importante. Pensando nisso, tenha claro quais os seus desejos e o que você entende por um ambiente confortável.

Afinal, de nada adianta você ter uma casa dos sonhos com os cômodos distantes do que você planejou e do que acordou com o profissional. Conte com o apoio das cores e iluminação para dar aquele toque especial!

Receba os conteúdos primeiro!

Deixe seus dados para receber semanalmente nossas dicas e conteúdos,

4 + 4 =