Dicas práticas de como decorar a sala de estar

set 6, 2021Decoração0 Comentários

Se você se pergunta como decorar a sala de estar de forma prática e rápida, chegou ao lugar certo! Esse cômodo é muito importante, porque é onde compartilhamos momentos em família, colocamos a conversa em dia, descansamos, recebemos amigos. Enfim, ele oferece uma gama de opções.

Mas, no momento da decoração, um erro que vemos sempre é pensar que é preciso fazer uma reforma radical no espaço. Claro, você também pode fazer isso, mas se o seu objetivo é apenas transformar a sala, sem muito esforço, temos as dicas ideais. Continue acompanhando o blog para saber mais!

Como decorar a sala de estar: tecidos coloridos fazem toda a diferença

Se as paredes da sua sala de estar têm cores clássicas, como cinza ou bege, você pode apostar em almofadas com tecidos coloridos. Esse material vai dar um toque especial ao seu cantinho e, o melhor de tudo, é que você pode trocá-lo com uma frequência maior do que trocaria, por exemplo, o sofá.

Dessa forma, separamos alguns tecidos que você pode usar sem medo!

Algodão

Se você procura formas de como decorar a sua sala de estar com materiais resistentes (e, de quebra, macios), a escolha indicada é o algodão.

Além disso, ele é muito prático, fácil de lavar e ainda ajuda de forma acústica no ambiente. Uma vantagem é que existem diferentes estampas e cores disponíveis nas lojas e você pode escolher a que mais representa a sua personalidade e gosto pessoal.

Se preferir, pode comprar um tecido de algodão e, sozinha ou com a ajuda de uma costureira, fazer a sua própria almofada.

Tecidos artificiais

Também são tecidos muito resistentes e que, em geral, costumam imitar a seda, o cetim ou o nylon.

A maior vantagem de comprar almofadas com esse tecido é que ele não enruga após a lavagem e pode ser usado para compor a decoração da sala de estar ou do quarto.

Suede

Muito parecido com o veludo, o tecido suede é bastante utilizado em sofás e poltronas. Mas também uma excelente opção para almofadas. Indicamos a aquisição dele se você procura uma decoração chique e sofisticada, sem deixar de ser moderna.

Ah, se você pensa sim, em trocar o seu sofá, esse é o tecido ideal para a missão. Além de muito bonito e versátil, o suede não mancha, então, se você tem filhos pequenos ou recebe muitas visitas com crianças, já sabe qual opção escolher.

Linho

O linho é um tecido indicado para tornar a decoração clean, atemporal e chique. O material também é bastante usado na confecção de cortinas e mantas para a sala de estar.

Independentemente do tecido que escolher, busque por algo que mostre a sua personalidade. Afinal, a decoração é isso: evidenciar os gostos de quem mora na casa!

Adicione assentos extras

Nós já falamos aqui no blog sobre como mudar as cadeiras da sala de jantar faz toda a diferença no ambiente, então, se você tiver algumas sobrando na sua casa, pode colocá-las na sala de estar, oferecendo um novo espaço para quando receber visitas.

Você também pode investir em banquinhos ou puffs em formato de banqueta, ótimas opções para aumentar o número de assentos, sem ocupar muito espaço.

Como decorar a sala de estar usando uma mesa de centro

Decorar a sala com uma mesa de centro é um jeito clássico de tornar o cômodo mais aconchegante e funcional. A dica de ouro é para que você escolha uma mesinha de altura igual ou inferior a dos assentos do sofá.

Se for possível devido a altura, coloque algumas cestas e caixas na parte de baixo, para guardar objetos como revistas, brinquedos, controles remotos, livros.

E, além da tradicional posição da mesinha, você também pode colocá-la ao lado do sofá, como um apoio para objetos de decoração, como vasos com flores, ou livros, jogos de tabuleiro.

Outra grande vantagem da mesa de centro é que você pode usá-la para servir aperitivos e bebidas quando receber visitas.

As paredes são uma tela para a sua criatividade!

Hoje, é muito comum viajarmos e deixarmos as fotos apenas no celular. Mas, que tal revelar algumas das melhores imagens e decorar as paredes da sua sala de estar?

Você pode fazer uma linda composição com o uso de pinturas ou espelhos, de diferentes molduras e tamanhos.

Confira mais dicas no vídeo preparado pela nossa arquiteta, Mayra Schimelfenig:

Luz também é decoração

Se você gosta de ler e usa o espaço da sala de estar para viajar pelas histórias, sabe a importância de uma boa iluminação. Dessa forma, para não precisar passar por uma reforma, pode adquirir uma luminária de chão, também chamada de luminária de piso.

Muito parecida com um abajur de mesa, essa luminária tem o pedestal mais alto, o que chama mais atenção na sala de estar.

Você pode colocar em apenas um cantinho, onde quer que tenha uma maior sensação de aconchego, ou em dois pontos diferente da sala, para aumentar a iluminação.

Use a criatividade!

Por último, mas não menos importante, em como decorar a sala de estar: plantas!

As plantas nunca saem de moda e o melhor de tudo: existem variedades que se encaixam em todos as personalidades e estilos de vida, mesmo que você tenha pouco tempo para cuidar, por isso, são excelentes para decorar o ambiente, especialmente quando falamos em sala de estar.

Se você preferir, pode sempre comprar plantas naturais, mas precisa desenvolver uma rotina de cuidados para mantê-las vivas e, ainda, se tem pets, deve procurar espécies não tóxicas para eles.

Já outra opção são as plantas permanentes, que estão sendo produzidas cada vez mais de forma muito realista, e que ficam lindas no ambiente, trazendo cor e elegância.

Agora você já sabe como decorar a sala de estar!

A sala de estar é um cômodo que possibilita diferentes mudanças na decoração, de forma prática e rápida. Por isso, se não quer fazer uma reforma completa, ou melhor, passar longe de uma, você pode seguir as nossas dicas que será sucesso na certa!

O “segredo” é buscar objetos que sejam a sua cara, ou seja, que mostrem muito bem a sua personalidade e dos residentes da casa.

Se tiver ficado com alguma dúvida ou queira relembrar algo em específico, basta retomar ao tópico!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outras pessoas também! Ah, e se fizer alguma mudança na sua sala de estar seguindo as nossas dicas, marque o nosso perfil no Instagram.

Receba os conteúdos primeiro!

Deixe seus dados para receber semanalmente nossas dicas e conteúdos,

14 + 12 =