Como ousar na sala de jantar mudando as cadeiras

jun 20, 2021Gestão de obras0 Comentários

A sala de jantar é um cômodo muito especial, afinal, ela simboliza aquele momento que a família se reúne para fazer as refeições e conversar. Como também, é um excelente espaço de socialização para receber amigos.

E, por ser um local muito utilizado, ele merece uma repaginação de vez em quando! Mas, como fazer isso de forma rápida e sem incomodar os moradores da casa? É muito simples: mudando as cadeiras, sem deixar o conforto de lado!

Afinal, não é preciso investir em pintura ou trocar a decoração da sala de estar a cada troca de estação ou a cada nova tendência que surge no mercado.

Acompanhe o blog e se surpreenda!

Antes de começar: pense no espaço da sua sala

Um fator muito importante a ser observado antes de trocar as cadeiras da sala de jantar é o espaço disponível. Afinal, existem algumas opções mais modernas que são um pouco maiores e podem acabar atrapalhando a mobilidade, se ficarem muito próximas de outros móveis.

Por isso, avalie bem o espaço da sua sala e entenda quais as possibilidades você possui, para não acabar se frustrando no futuro. Se julgar necessário, meça o espaço livre, assim, você saberá exatamente o que procurar!

Se a sua sala for pequena, uma coisa que você pode fazer para criar sensação de amplitude é instalar um espelho.

Sua casa é pequena? Então você vai gostar de ler: Dicas de decoração simples para casas pequenas.

Cadeiras que combinam com a mesa de jantar

Se você gosta de manter tudo na mesma paleta de cores e não está buscando uma transformação tão ousada na sala de jantar, a nossa primeira dica é para que busque cadeiras e poltronas com características semelhantes as da sua mesa de jantar.

Por exemplo, se sua mesa é de madeira, procure cadeiras com o mesmo material, ou de MDF, com cores semelhantes. Além disso, você pode buscar cadeiras com detalhes de palha indiana, que dão um charme a mais para mesa de jantar de forma clássica e elegante.

Outro fator que pode ser levado em consideração no momento da busca por novas cadeiras, é a cor dos tecidos, que podem tanto ser mais claros do que o tom da mesa ou mais escuros. Vai depender muito do seu gosto pessoal!

Assim, quando encontrar, pode montar um jogo de cadeiras iguais, correspondente ao número de lugares da sua mesa de jantar.

Cadeiras iguais, com tecidos e cores diferentes!

Para o time das pessoas mais ousadas, uma boa dica é adquirir cadeiras iguais, de cores e tecidos diferentes.

Separamos alguns modelos principais de cadeiras que permitem fazer essa mudança, sem deixar de lado o conforto:

  • Cadeira Eames: ainda que não seja uma cadeira estofada, o assento é anatômico, o que proporciona conforto;
  • Estampada: coloque as cadeiras nas pontas da mesa, criando uma atmosfera harmônica e confortável;
  • Totalmente estofada: se você quer trazer todo o clima de descanso e sossego da sala de estar para a sala de jantar, pode apostar nessa cadeira sem medo! Busque por tecidos como veludo;
  • Cadeira com braços: esse clássico é ideal para quem quer ousar com moderação; você pode buscar diferentes tecidos na hora de adquirir o jogo.

Cores e modelos diferentes

Para você, ousar é a palavra-chave? Então, aposte em cadeiras de cores e modelos diferentes para a sala de jantar! Elas vão trazer um ar de modernidade para o cômodo e você vai ter um jogo único.

Mas, atenção: busque cadeiras com tamanhos e dimensões parecidas e que conversem com o restante da decoração da sala, para criar harmonia no espaço.

Ah, se o seu objetivo é que caibam mais pessoas sentadas, você pode colocar um banco em um dos lados da mesa!

Veja exemplos de como trocar as cadeiras neste vídeo preparado por nossa arquiteta, Mayra Schimelfenig!  

Pense no espaço antes de trocar as cadeiras da sala de jantar

Uma coisa é fato, nós somos pessoas muito visuais e o bonito nos atrai, mas é importante lembrar que nem sempre aquilo que é belo é funcional. Por isso, procure cadeiras que tenham ao menos um espaço de 30 cm entre o assento dela e a parte inferior do tampo da mesa. Afinal, o processo de sentar e levantar não é para ser difícil!   

Atenção: a mesa de jantar faz parte de um conjunto de decoração

Antes de trocar as cadeiras da sua mesa, pesquise por elementos parecidos com aqueles que você já tem na decoração do restante da sala de jantar. Afinal, se você mudar radicalmente apenas um ponto do cômodo, pode criar aquela sensação de bagunça ou de depósito, em que tudo foi posto ali simplesmente porque não havia mais espaço em outro lugar.

Por exemplo, se você gosta de elementos mais naturais e comprar cadeiras do modelo Panton, vai criar um contraste muito grande.

Levante referências e conheça o seu gosto pessoal

Nós sempre falamos por aqui no cuidado ao acompanhar tendências, porque elas nem sempre podem ser o que você vai continuar gostando daqui a alguns anos. Por isso, antes de fazer um novo investimento nas cadeiras para a sala de jantar, pesquise referências e conheça o seu gosto pessoal.

Assim, você vai ter o espaço dos seus sonhos e não vai se frustrar no futuro por ter investido em algo que não gosta de verdade.

O que fazer com as cadeiras antigas da sala de jantar?

Se você optar por trocar algumas ou todas as cadeiras da sua sala de estar e as antigas estiverem em bom estado de uso, não é preciso se desfazer delas!

Você pode usá-las na sala de estar, como opção de assento para quando mais pessoas estiverem na sua casa ou pode colocá-las no quarto, como parte da decoração, para quando quiser realizar atividades no cômodo, como ler, sem precisar deitar na cama e bagunçar os lençóis. Se você tem sacada, outra opção é mover as cadeiras para esse cantinho da casa.

Quero me desfazer das cadeiras, qual o descarte correto?

Em algumas cidades do Brasil, as prefeituras fazem o trabalho de recolher móveis antigos e destiná-los para o descarte correto. Nesses casos, o ideal é que você procure mais informações diretamente com o órgão.

No entanto, se na sua cidade não há esse trabalho, algumas instituições privadas recolhem os móveis e fazem o descarte correto.

Além disso, se suas cadeiras estiverem boas para uso, você tem duas opções: vendê-las on-line ou doá-las para entidades sem fins lucrativos, que fazem o repasse para famílias cadastradas.

Hora de levantar referências e trocar as cadeiras da sala de jantar!

Como você viu, existem diferentes possibilidades de como dar um novo ar para a sala de jantar apenas trocando as cadeiras. Por isso, siga a nossa dica e levante referências daquelas que você mais gosta.

Se for necessário, meça o espaço livre e não se esqueça de procurar cadeiras que irão conversar com o restante da sua decoração.

Além disso, evite seguir tendências das quais você não se identifica, afinal, cadeiras são um investimento a médio ou longo prazo!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com quem também pode gostar.

Receba os conteúdos primeiro!

Deixe seus dados para receber semanalmente nossas dicas e conteúdos,

15 + 15 =