Chapelaria no hall de entrada: por que investir nessa ideia

mar 21, 2022Dicas0 Comentários

Você já parou para pensar em ter uma chapelaria no hall de entrada da sua casa? Independentemente da resposta, saiba que essa ideia vem ganhando espaço nos planejamentos de arquitetura, especialmente, após a pandemia da Covid-19.

Ter um ambiente próprio para guardar sapatos e acessórios logo na entrada de sua residência é sinal de higiene e organização, além de facilitar a rotina dos moradores.

Considerando tudo isso, vamos te mostrar ao longo do blog os motivos para que você invista nessa ideia e deixe seu lar mais protegido e aconchegante. Anote as dicas e fale com a sua arquiteta sobre isso. Boa leitura!

O que é hall de entrada

Com certeza você já ouviu falar em hall de entrada, principalmente, aqueles de hotéis e grandes eventos (festas de aniversário, formatura, lançamento de empresa, etc). Neste caso, eles servem para fotos ou local de espera e contêm tapetes, sofás, vasos de flores, entre outros itens.

Em casas ou apartamentos, hall de entrada é um ambiente – como o próprio nome já sugere – mais sútil, que fica na parte da frente, logo após a porta principal. Podemos chamá-lo de cartão de visitas, pois é ele que dará a primeira impressão de como é os demais cômodos do seu lar.

É no hall de entrada que podemos montar uma chapelaria e não, não é um local somente para guardar chapéus, mas sim, todos os acessórios que mais usamos no dia a dia como sapatos, casacos, bolsas, chaves, óculos, capacetes e guarda-chuvas.

chapelaria no hall de entrada da casa

Chapelaria em comércios

Um dos exemplos mais comuns são as chapelarias/guarda-volumes de restaurantes ou casa de shows, onde guardamos itens para ficarmos livres enquanto jantamos e nos divertimos.

Academias também podem optar por uma chapelaria, assim, os frequentadores poderão treinar tranquilamente. A implantação desse ambiente em lojas é um diferencial e traz conforto para o cliente, afinal, ele poderá escolher roupas, por exemplo, sem ter outras sacolas o impedindo. A segurança do estabelecimento é outro motivo.

Benefícios de uma chapelaria

No exterior é muito comum vermos chapelarias no hall de entrada das casas, sobretudo em países que nevam, pois os casacos e galochas ficam mais acessíveis, além de não ficarem jogados pela casa molhando o chão e/ou móveis.

Aqui no Brasil, esse “cantinho” acaba ficando de lado nos projetos residenciais por alguns motivos, principalmente, pela falta de costume. Porém, com o surgimento da pandemia da Covid-19 e a necessidade de prevenir a contaminação, muitas pessoas passaram a ter uma chapelaria.

Veja quais os principais benefícios de se investir nesta ideia:

Saúde e limpeza

Ao sair de casa estamos expostos a centenas de vírus e bactérias que inevitavelmente ficam em nossas roupas e calçados. Se temos uma chapelaria, conseguimos evitar que esses micro-organismos se espalhem pela residência, afinal, eles ficarão concentrados em um ambiente controlado.

Outro motivo é a própria limpeza, por exemplo, as crianças passaram o dia na escola brincando entre o pátio e o parquinho e os tênis ficaram imundos. Ao chegarem em casa, elas já sabem que é preciso deixar os sapatos na chapelaria, evitando sujar o piso.

Acredite, uma chapelaria no hall de entrada deixará seu lar mais higienizado, logo, você e sua família estarão mais protegidos de doenças e afins.

chapelaria

Organização

Se tem uma coisa que deixa uma casa bagunçada são os itens que mais utilizamos espalhados por ela, desde aquela blusa jogada no sofá até a bolsa em cima da mesa.

Com uma chapelaria, pode ter certeza que isso vai mudar, deixando os cômodos mais organizados e o melhor, você não vai sofrer para encontrar seus pertences ou esquecê-los na hora de sair.

O que considerar antes de montar uma chapelaria

Bom, agora que já explicamos a função de uma chapelaria e seus benefícios é preciso ficar atento a manutenção dela. Lembre-se que a principal funcionalidade deste local é guardar itens que “vão” para a rua, portanto, é necessário limpá-lo com frequência. 

A escolha dos móveis é outro ponto que exige atenção ao montar uma chapelaria no hall de entrada. Faça as medições do espaço corretamente antes de comprá-los e se puder, opte por planejados. Muito cuidado, pois o chapeleiro não pode atrapalhar a circulação das pessoas. 

Falando novamente sobre a pandemia, separe um cantinho para a higienização. Pode ser uma mesinha com álcool em gel e, se possível, chinelos ou pantufas limpas para as visitas. Desta forma, elas já entenderão que é preciso tirar os calçados, sem causar constrangimentos.

chapelaria no hall de entrada

Dicas do que colocar em sua chapelaria no hall de entrada

A cima já citamos brevemente o que uma chapelaria deve ter, mas aqui, vamos te dar mais dicas do que colocar neste ambiente e a função de cada objeto no hall de entrada.

  • Prateleiras: por serem suspensas, são ideias para casas com pouco espaço e servem para guardar acessórios como carteiras, brincos, chaves e óculos. É possível colocar até uma plantinha e assim, deixar o ambiente decorado e agradável.
  • Banquinhos: para facilitar no momento de calçar ou tirar os sapatos.
  • Espelhos: para dar aquela conferida no visual antes de sair de casa, além de dar a sensação de amplitude do espaço, ainda mais do hall de entrada que geralmente são menores.
  • Cabideiros, araras e ganchos: para pendurar os casacos, cachecóis, chapéus, bolsas e demais acessórios.
  • Sapateiras: para guardar os calçados sujos. Ah, é importante deixar um espaço reservado para os limpos também.
  • Porta guarda-chuva: não deixe que os dias de chuva tornem a sua casa um caos, este item evitará que a casa fique toda molhada por causa do guarda-chuva pingando.

Invista em uma chapelaria no hall de entrada da sua casa

Uma chapelaria no hall de entrada vai dar um charme a mais para sua casa. Além dos itens essenciais, aposte em uma decoração que case com o demais cômodos do seu lar.

Chapelaria não é só questão de estética ou “luxo”, mas sim, de saúde, ainda mais nos dias atuais, no qual a prevenção é a palavra chave para combater a Covid-19. Invista em uma tendência que te deixe seguro.

A arquitetura sempre acompanhará a evolução da sociedade e trará soluções para cada momento. Seja um projeto residencial ou comercial, ele deve atender as necessidades das pessoas e a chapelaria em um hall de entrada por mais que pareça pouca coisa, serve para mudar os hábitos das pessoas. 

Receba os conteúdos primeiro!

Deixe seus dados para receber semanalmente nossas dicas e conteúdos,

13 + 7 =