Fechadura digital: diga adeus as chaves e tenha mais praticidade

jul 22, 2022Gestão de obras0 Comentários

Fechadura digital é uma ótima solução para quem quer ter mais segurança e praticidade no dia a dia. Quem nunca passou por apuros ao esquecer as chaves ou ter que procurá-las na bolsa com pressa, enquanto segura mais outras coisas?

Situações cansativas e estressantes podem ser evitadas com uma fechadura eletrônica. Afinal, elas prometem mais praticidade e proteção contra invasões, por exemplo, uma vez que as trancas convencionais são mais fáceis de serem abertas.

Existem muitos outros motivos para se investir em uma fechadura digital que talvez você não conheça. Por isso, preparamos esse blog para te contar como funciona esse aparelho e quais são suas vantagens.

Desejamos uma excelente leitura!

Fechadura digital: entenda como funciona

Com certeza você já viu uma ou pelo menos ouvir falar em fechaduras digitais. Esses equipamentos estão ganhando cada vez mais espaço nos lares e empresas de pessoas que gostam e priorizam as tecnologias. Mas afinal, como ela funciona? Vamos te contar a seguir.

A fechadura digital é uma tranca criada para substituir as fechaduras convencionais. Esse equipamento eletrônico funciona através de sensores que abrem e travam as portas sem que você precise, necessariamente, de uma chave física.

No início do texto, falamos sobre os perrengues de se esquecer as chaves ou ainda ter que encontrar elas com pressa. Com uma fechadura digital, isso não acontece, pois é possível abrir a porta com uma senha, biometria, chaveiros de aproximação ou por um aplicativo.

Mesmo que muitas pessoas enxerguem esse item como um artigo de luxo, as fechaduras digitais estão ganhando muitos adeptos no Brasil. Um dos motivos é a insegurança que o país vem enfrentando, indicando que mais do que algo luxuoso, as fechaduras eletrônicas são essenciais hoje em dia.

A seguir, veja quais são os benefícios desse equipamento eletrônico.

fechadura digital

Vantagens

Agora que você já leu sobre como uma fechadura digital funciona, vamos as vantagens. Separamos sete benefícios que te farão querer uma o quanto antes.

Praticidade

Quem não gosta de facilidades, não é mesmo? Essa é a primeira vantagem de uma fechadura digital. Justamente por não precisar de chaves para abrir ou fechar as portas, você fica livre de carregar ou esquecê-las, especialmente, quando for praticar exercícios físicos e não quer segurar nada.

Além disso, diga adeus aos gastos com chaveiro e cópias de chaves para a família inteira ou para os colaboradores de sua empresa. Basta criar senhas ou cadastrar a biometria e pronto, não gasta nenhum centavo a mais para isso.

Ah, e assim como é fácil cadastrar “um usuário” é muito fácil cancelar o acesso daquela pessoa que saiu da empresa, por exemplo. Portanto, não se preocupe com acessos indevidos em seu estabelecimento ou residência.

Talvez tenha se perguntado: “mas se um dia faltar energia quando eu estiver para fora de casa?” Calma, você não ficará na rua, afinal, as fechaduras digitais são alimentadas por pilhas e a maior parte dos modelos vão te avisar com antecedência quando elas precisarão ser trocadas.

Porém, segundo alguns fabricantes, se você não fizer a troca a tempo, bastará encostar uma bateria comum na fechadura digital, para digitar sua senha e entrar em casa. Viu só como é tranquilo? Se fosse uma fechadura convencional, sem dúvidas a dor de cabeça seria maior em caso de perca da chave.

Fechadura automática

Se você é uma pessoa esquecida ou sempre tem aquela mania de conferir mil vezes se lembrou de fechar a porta, a fechadura digital vai ser sua salvação. Assim como tem facilidade para abrir, ela tem para fechar.

Basta puxar a porta e em segundos sua porta estará travada, sendo impossível abrir novamente sem a senha, biometria ou chaveiro de acesso. Então, saiu correndo e não trancou a porta? Lembre-se que sua fechadura digital fará o papel de trancar automaticamente.

fechadura digital

Segurança garantida

A segurança é um fator primordial nos dias de hoje. As fechaduras digitais não são nada fáceis de serem burladas como as chaves comuns. Além disso, esqueça a história de deixa-las escondidas para um familiar, correndo riscos de outra pessoa encontrar. Com esse equipamento, você cria senhas até mesmo senhas provisórias para que visitantes ou funcionários entrem.

Aqui nesse tópico, não estamos falando só de invasões e assaltos, mas também de prevenção contra acidentes como, por exemplo, uma criança abrir a porta e sair para a rua sem que um adulto veja. Muitos modelos possuem a função de trava interna e assim, evitar problemas.

Por fim, aos empresários que aderirem a essa ideia, saiba que é possível controlar a gestão de pessoas que acessam sua empresa. Isso porque cada funcionário terá sua senha e em casos de problemas, será possível verificar quem deixou a porta aberta ou entrou em um horário não permitido.

A fechaduras são realmente seguras? Sim, segundo especialistas, elas são fabricadas para aguentar um impacto de até 300 kg. Além do mais, em casos de incêndio, elas possuem um sensor que, ao detectar uma temperatura interna de 65ºC, destrava automaticamente as portas e facilita a saída das pessoas.

Outro ponto positivo é que elas têm um alarme anti arrombamento, isto é, se houver tentativa de arrombamento da porta ou alguém cometer cinco erros sucessivos de senha, um alarme sonoro é emitido.

Design moderno

Por serem consideradas artigos de luxo (o que já sabemos que não é verdade, pois existem modelos com preços acessíveis, além da segurança já mencionada), o fato de ter uma fechadura digital, deixará sua casa mais sofisticada. Os equipamentos possuem designs modernos e discretos, ou seja, seu lar fica mais seguro e sua porta com um visual incrível.

Mais privacidade

Não quer ser incomodado por ninguém? Ative a função “não perturbe” da sua fechadura digital e impeça o acesso das pessoas. Garanta sua privacidade e tranquilidade.

Fechadura digital: o que considerar antes de comprar uma

Bom, já te mostramos as várias vantagens de uma fechadura e agora, é importante considerar os seguintes pontos antes de adquirir o aparelho eletrônico ideal para sua casa ou comércio.

Veja quais fatores são importantes analisar:

  • Material da porta (vidro, madeira ou metal);
  • Espessura da porta;
  • Modelo de abertura;
  • Quantas pessoas precisarão de acesso;
  • Método para abrir (senha, biometria ou tags);
  • Design de preferência;
  • Custo/benefício (qual valor está disposto a pagar, quanto mais cara, mais funções).

Instalação e manutenção

As fechaduras digitais podem ser instaladas em casas, apartamentos, condomínios e empresas. De acordo com a empresa especialista em produtos tecnológicos, Intelbras, existem três modos de instalar uma fechadura eletrônica, são eles:

  • Embutir: para instalar modelos desse tipo, é preciso “cavar a porta”. Esta deve ter entre 35 e 65 mm de espessura. Em geral, o objetivo é dispensar a maçaneta convencional.
  • Pressão: esse tipo é exclusivo para instalação em portas de vidro com espessura de 10 mm. A instalação se dá por pressão, ou seja, não requer furação e é muito simples.
  • Sobrepor: nessa instalação, a fechadura digital geralmente é colocada pouco acima da maçaneta convencional da porta, sem que seja necessária sua retirada. Ideal para portas de 25 a 55 mm de espessura.

Lembre-se que a instalação deve ser feita por um profissional, afinal, ele saberá a melhor maneira de colocar sua fechadura eletrônica e além disso, em caso de falhas, o responsável saberá resolver o problema rapidamente.

Se instalar e usar é fácil, a manutenção não poderia ser diferente. Para que a sua fechadura digital funcione perfeitamente e dure por mais tempo, siga as seguintes orientações:

  • Limpe o aparelho com frequência utilizando panos ou flanelas de microfibra secos;
  • Não use nenhum produto de limpeza;
  • Use pilhas alcalinas;
  • Nunca mexa ou troque peças sozinhos, chame um técnico especialista.

Fechadura digital: é hora de esquecer as chaves sem culpa

Como você já deve ter percebido ao longo do texto, a fechadura digital é um equipamento eletrônico incrível, pois une praticidade, tecnologia e segurança para proteger sua casa ou empresa.

Relatamos todas as vantagens que ela pode te oferecer, além de te mostrar como é fácil de instalar e manter. O custo/benefício das fechaduras digitais sem dúvidas vale a pena, afinal, você investe um pouco mais em um equipamento eletrônico, mas fica livre de preocupações com chaves e invasões.

E aí, gostou do conteúdo? Compartilhe o blog com quem precisa saber as vantagens de uma fechadura digital. Até a próxima!

Receba os conteúdos primeiro!

Deixe seus dados para receber semanalmente nossas dicas e conteúdos,

9 + 10 =