O que considerar antes de contratar um arquiteto em Cascavel

fev 9, 2022Gestão de obras0 Comentários

Antes de contratar um arquiteto em Cascavel, é preciso levar algumas coisas em consideração, para que você consiga repaginar os ambientes da sua casa ou tirar do papel o sonho de construir seu próprio negócio!

Saiba que é preciso fazer um bom planejamento e isso inclui o local, o financeiro, o que quer fazer de fato e a contratação de bons profissionais para executar seu projeto.

Se você chegou até este blog, é porque entende a importância desse profissional, sendo ele, uma das peças fundamentais para um projeto de sucesso. É muito legal saber que está pensando na possibilidade de contratar este serviço! Afinal, ainda lidamos com a ideia de que ele é desnecessário e/ou apenas um “artigo de luxo”.

Por isso, produzimos este conteúdo, para te ajudar a identificar os principais fatores antes de contratar um arquiteto em Cascavel. Confira as dicas e compartilhe com quem também está em busca de um profissional!

Busque os trabalhos que já foram feitos pelo arquiteto

Enquanto você está fazendo uma pesquisa para encontrar um arquiteto é indispensável a busca pelos trabalhos que já foram feitos por ele. Olhe com calma todos os detalhes para que o seu projeto seja feito de acordo com o esperado.

Estilos compatíveis

Todo mundo possui um estilo que mais lhe agrada, tem o clássico, o moderno, o minimalista, entre outros. Portanto, ao buscar os serviços já feitos por um arquiteto veja se ele trabalha com o que você planejou e se identificou.

Por exemplo, se você é daqueles que curte um estilo mais natural com plantas, madeira, iluminação natural, jardins verticais e afins, o indicado é escolher uma arquiteta que goste da mesma coisa e tenha bastante trabalhos executados do tipo.

Fale com clientes que já contrataram o serviço

Essa dica é muito importante, pois a conversa com um cliente vai te dar mais confiança ou evitar que você entre numa fria. Peça sobre tudo, como foi o processo desde a contratação até a entrega.

Com isso, é possível até ter uma ideia de valores, claro, cada projeto tem seu preço, mas como já dito, é apenas uma noção de um item a ser considerado. 

Para contratar um arquiteto em Cascavel, analise o currículo do profissional

Esse item muitas vezes é deixado de lado pelas pessoas, uma vez que elas já deduzem que o arquiteto fez uma faculdade e tem licença para exercer a profissão. Mas com tanta gente mal intencionada, nunca é demais dar aquela checada no currículo.

Outros motivos para fazer essa análise são: verificar se ele possui especialização em algum setor (o que pode bater ou não com seu estilo) e quais experiências ele já teve de trabalho como, por exemplo, se trabalhou em um renomado escritório de arquitetura ou até mesmo em uma repartição pública.

Buscar trabalhos já feitos pelo arquiteto antes de contratar em Cascavel.

Contratar arquiteto em Cascavel: apresentação da proposta 

Após seguir todas as etapas acima e encontrar um arquiteto de seu interesse é hora de entrar em contato. Apresente sua ideia, fale sobre tudo o que deseja e o quanto tem para investir. Esse é um momento importante para ambos os lados, o arquiteto vai decidir se aceita o projeto e você se vai fechar ou não um contrato.

A apresentação de proposta é de certa forma uma vitrine do profissional e nela você verá não só o que ele tem a oferecer ao seu projeto, mas como ele lida com o atendimento/comunicação e prazos a serem cumpridos. Portanto, de atenção a essas questões antes de contratar um arquiteto em Cascavel.

Profissionalismo

Um bom arquiteto ou arquiteta é aquele que faz seu trabalho com vontade e profissionalismo. Não existe satisfação maior que ter uma pessoa responsável e dedica ao sonho do cliente. Veja quais são as características de um ótimo profissional da área:

– Cumpre rigorosamente as leis dos órgãos responsáveis;

– Acompanha o processo de execução do projeto do início ao fim;

– Cumpre o contrato firmado.

– Educado (a) e disposto (a) a ajudar quando necessário;

– Sempre está aberto a novas ideias.

O que considerar antes de contratar um arquiteto em Cascavel.

Antes de contratar um arquiteto em Cascavel, analise o custo-benefício

Voltamos a dizer aqui que contratar um arquiteto não é apenas um capricho ou “invenção de moda”. É ele que fará todo o planejamento do seu projeto e vai gerenciar fornecedores, além de definir prazos, quantidade de materiais a serem utilizados e evitar problemas.

De acordo com o CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) um profissional desta área traz melhor custo/benefício, pois o valor da contratação varia entre 5% e 15% do gasto total de uma obra ou reforma. Sem ele, a taxa de desperdício pode chegar a 30%.

Não desista do seu sonho!

Bom, agora que você leu sobre as considerações a serem levadas em conta antes de contratar um arquiteto em Cascavel, é hora de colocar seu sonho de uma casa renovada ou negócio novo em prática.

Não tenha medo de buscar alguém que estará disposto a te ajudar e que te dará todo um suporte especializado. Cascavel têm muitos profissionais, siga as dicas e escolha o que mais te agrada e que caiba em seu orçamento.

Achou bacana nosso conteúdo? Compartilhe com outras pessoas que também estão em busca de um ótimo profissional.

Receba os conteúdos primeiro!

Deixe seus dados para receber semanalmente nossas dicas e conteúdos,

15 + 2 =