Almofadas decorativas: dicas para decorar sua casa

jul 14, 2022Gestão de obras0 Comentários

Almofadas decorativas são itens chaves para a decoração da sua casa. Seja para o sofá da sala, quartos ou áreas de lazer, esses acessórios complementam o ambiente, além de deixá-lo mais bonito e confortável.

Existem almofadas de diversos tamanhos, cores, tecidos e estampas. Por isso, são necessários alguns cuidados na hora de escolher as suas preferidas. Elas devem combinar e agregar beleza aos cômodos e não o contrário.

Se você tem dúvidas sobre qual estilo seguir e quer inspirações para sua casa, chegou ao lugar certo. Aqui, vamos falar sobre as almofadas decorativas e as contribuições delas, da forma correta, para o seu lar.

Continue a leitura e inspire-se!

Motivos para ter almofadas em casa

As almofadas decorativas, como já dito antes, são peças coringas para complementar a decoração de ambientes. Você pode colocá-las no sofá da sala, nas camas, em cantinhos de leitura, poltronas e/ou cadeiras da área de lazer, entre tantos outros lugares.

Mesmo que pequenas, as almofadas possuem o poder de transformar um cômodo “sem graça” para algo feliz e aconchegante. Sabe quando você quer mudar sua sala, mas não sabe como? Experimente apenas trocar as capas e veja a grande diferença que isso causará.

Mais do que decorar, as almofadas têm outras vantagens, veja a seguir quais são:

almofadas decorativa

Funcionalidade

Utilizar almofadas para a decoração é sinônimo de praticidade, afinal, com alguns movimentos e combinações entre os elementos, sua sala de estar, por exemplo, já está decorada.

Outra funcionalidade é o fato de poder trocar as capas tranquilamente, ou seja, não importa se você tem apenas duas ou três almofadas (enchimentos). É possível investir apenas no tecido e ir trocando conforme desejar. Sem contar que a higiene do acessório também estará garantida.

Conforto

Sem dúvidas as almofadas decorativas deixam qualquer espaço mais aconchegante, não é mesmo? Elas servem para apoiar a cabeça e as pernas na hora de assistir aquele filme no fim de semana ou ainda, para deixar as noites de sono mais confortáveis.

Considerando tudo isso, fique à vontade para usar sem moderação esse item que, sem dúvidas, é essencial para uma casa.

Versatilidade

Outra vantagem é conseguir mudar completamente o ambiente que deseja, mudando a disposição das almofadas e fazendo combinações de tamanhos e cores.

Um exemplo, é o mix de almofadas com travesseiros em cima da cama, no qual é possível combinar cores neutras da fronha com o tecido colorido das almofadas ou vice-versa. Dessa forma, conseguimos deixar o ambiente todos os dias com uma “cara diferente”.

Personalização

Por fim, as almofadas decorativas podem transmitir sua personalidade, isto é, investindo somente nelas você consegue transformar, por exemplo, uma área de lazer simples, em um local com estilo e autenticidade.

almofadas decorativa

Almofadas decorativas: como escolher?

Por mais que as almofadas sejam acessórios funcionais e versáteis, é importante ficar atento ao escolher as peças para não “errar a mão”. É necessário atenção não só aos itens em si, mas toda a decoração ao redor do ambiente em que eles ficarão.

A escolha pode ser feita seguindo essas três recomendações:

  • Almofadas com estampas diferentes, mas cores iguais;
  • Ou ainda, estampas idênticas e cores diferentes;
  • Trabalhar com tons parecidos.

Jamais misture um monte de estampas e cores, isso pode poluir completamente o ambiente e dar a sensação de desorganização. Se for usar desenhos e afins, combine com outras almofadas de capa lisa e cor neutra. Acredite, seus olhos vão agradecer.

Além das cores e estampas, o tipo de tecido e textura conta muito para escolher suas almofadas decorativas. Os mais procurados são os estilos em veludo, microfibra, seda e suede, além da lã, mas esses são indicados mais para a estação de inverno, por serem mais quentes.

Almofadas decorativas: sugestões de cores

São tantas cores lindas de tecidos de capas de almofadas que a gente sabe que surge a vontade de levar tudo para casa. Mas calma, você pode até levar, porém, precisa – como já dito várias vezes – fazer uma combinação adequada.

Uma dica para escolher as cores, é verificar em um círculo cromático quais são as cores complementares e análogas e assim, criar uma paleta de cores harmônica para as almofadas decorativas.

De acordo com especialistas, as cores tendências para 2022 são:

  • Mostarda;
  • Bege;
  • Palha;
  • Tons lavados;
  • Off-white;
  • Argila;
  • Terracota;
  • Rosa claro;
  • Violeta,
  • Verde oliva;
  • Verde pinheiro;
  • Verde aloe vera
  • Azul-claro acinzentado.

Viu só quantas opções de cores maravilhosas?!

Almofadas decorativas: tamanhos indicados para cada caso

O tamanho das almofadas decorativas também diz muito sobre um ambiente bem decorado. Afinal, camas e sofás, por exemplo, possuem medidas diferentes, logo, o acessório precisa estar de acordo para, mais uma vez, não ficar a sensação de que o lugar está bagunçado.

Essas são as medidas e tipos mais comuns de almofadas:

almofadas decorativa

Para os sofás, o recomendado e mais utilizado são as almofadas no formato quadrado (essential), porém, está na moda incrementar com os modelos maiores (sleepy ou boss) e assim, deixar o estofado ainda mais confortável.

Já nas camas, os acessórios podem ir desde o menor até o maior, mesclando com os travesseiros. O estilo cute e cherry são uma boa pedida e vão deixar seu quarto ainda mais bonito e aconchegante.

Lembre-se, não há uma regra definida sobre a quantidade e tamanhos de almofadas que podem ser utilizadas. No entanto, a ponderação das dimensões dos itens e o local onde eles serão colocados é essencial.

Almofadas decorativas: dicas para inspirar

Bom, agora que já falamos sobre os motivos para investir em almofadas decorativas para a sua casa, como escolher os acessórios e os tamanhos indicados para cada ambiente é hora por a “mão na massa”.

Para te ajudar ainda mais, vamos deixar abaixo algumas dicas ilustrativas que podem servir de inspiração para o seu lar!

Sala

Almofadas decorativas: quarto adulto

Quarto infantil

almofadas decorativa

Cantinho de leitura

Área de lazer

Almofadas decorativas: atenção para a dica bônus!

Para concluir nosso conteúdo repleto de dicas bem legais sobre almofadas decorativas, queremos deixar uma última sugestão. Que tal contar com a ajudinha de uma arquiteta experiente nessa tarefa?

Mais do que te auxiliar a escolher almofadas, uma arquiteta dará vida aos seus sonhos. Com ela, é possível deixar seu lar ainda mais lindo e aconchegante, combinando elementos decorativos com funcionalidade. Portanto, se precisar de uma profissional experiente, te convidamos a conhecer o Studio MS Arquitetura. Entre em contato e faça um orçamento!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para que eles também invistam em almofadas decorativas!

Receba os conteúdos primeiro!

Deixe seus dados para receber semanalmente nossas dicas e conteúdos,

4 + 12 =