Projeto de interiores: tudo o que você precisa saber antes de contratar

jan 19, 2022Design de interiores, Destaques0 Comentários

Ter a casa própria é o sonho de muitas pessoas, ter a liberdade para personalizar cada cantinho de acordo com o seu estilo… mas, essa atividade, que parece simples na teoria, pode se tornar um pesadelo na prática, quando feita sem ajuda de uma arquiteta.

Afinal, essa profissional vai desenvolver um projeto de interiores totalmente único para você, a partir de reuniões de alinhamento feitas especialmente para que a sua casa ou apartamento fique do jeito que você sempre sonhou e, o melhor de tudo, dentro do seu orçamento!  

Então, se você está em fase de mudança ou planeja se mudar nos próximos meses, chegou ao lugar certo, para descobrir tudo o que precisa sobre um projeto de interiores! Continue na leitura.

O que é um projeto de interiores

Como o nome sugere, um projeto de interiores é realizado em um ambiente fechado, buscando reunir elementos que se complementem ao local, sem deixar de lado a personalidade de quem vive na casa ou apartamento e, ainda, se feito de forma comercial, transmitindo uma mensagem coerente à da empresa.

Dessa forma, o profissional responsável pelo desenvolvimento, vai planejar os espaços e organizá-los de modo que conversem com o ambiente, tornando o espaço inteligente e otimizado.

Ou seja, esse trabalho vai muito além de decorar um cômodo, pois é necessário entender como aproveitar ao máximo o potencial dos locais, trazendo personalidade e vida para o ambiente.

Um projeto de interiores é a mesma coisa que decoração?

Não! Como falamos anteriores, um projeto de interiores vai muito além de apenas decoração. Claro que isso também está envolvido no processo, no entanto, envolve muito mais.

A profissional responsável pelo trabalho possui uma formação ampla, que visa valorizar ergonomia e conforto, tornando o ambiente agradável de todos os jeitos possíveis imagináveis. Confira a seguir quais são as etapas envolvidas em um projeto desse nível e porque você deve sim, contratar uma arquiteta para fazer tudo do jeito que você sempre sonhou.

projeto de interiores Studio MS Arquitetura

Quais etapas são envolvidas em um projeto de interiores?   

Iniciar um novo projeto pode sempre gerar um pouco de ansiedade para ver tudo pronto. No entanto, é importante seguir um passo a passo, com calma, para que tudo fique da forma como você deseja.

Por isso, antes de dar início as pesquisas de objetos, levantamentos de preços, é essencial ter uma conversa com os residentes e entender o que cada um gosta. Sendo assim, as fases do projeto de interiores são:

Levantamento de dados

Essa é a primeira etapa, em que você e a arquiteta vão se conhecer e serão feitas diversas perguntas sobre a sua rotina, hábitos e estilos. Depois dessa reunião de briefing, é feito um levantamento de medidas in loco.

Estudo preliminar

A profissional começa a resolver da melhor forma a planta baixa do seu projeto: analisa tudo o que é necessário no dia a dia para facilitar, agilizar e realizar o seu sonho!

Ah, é importante fazer ajustes nessa fase, porque depois que tudo for aprovado, podem existir cobranças extras para alterações.

Projeto executivo

Pronto, tudo aprovado no estudo preliminar, é hora de iniciar os detalhamentos construtivos!  

Dessa forma, é realizada toda a especificação de materiais, medidas, detalhes construtivos para facilitar e iniciar a execução da obra.

Assim que esses detalhamentos estão prontos, é hora de iniciar os orçamentos, buscando fornecedores.

Visita técnica

São realizadas visitas técnicas à obra conforme necessário para início ou conclusão de um serviço, durante todo o período de execução, para orientação e elucidação das dúvidas do executor ou das empresas contratadas.

O que é entregue nessas etapas?

  • Briefing de obra;
  • Medição in loco;
  • Reunião de documentos necessários para início dos projetos;
  • Estudo preliminar planta baixa, layout mobiliário;
  • Estudo preliminar ambientes 3D;
  • Estudo preliminar iluminação e tomadas;
  • Estudo preliminar revestimentos em geral;
  • Planta de demolir/construir;
  • Planta de layout;
  • Detalhamento de móveis;
  • Planta luminotecnica;
  • Planta de gesso;
  • Paginação de pisos e rodapés;
  • Paginação de revestimentos;
  • Planta de pintura;
  • Planta esquemática de móveis soltos.

Todo projeto de interiores envolve obra?

Não, tudo vai depender de como você quer que o ambiente fique. No caso de projetos de interiores sem obras, é feita uma consultoria de ambiente, em que algo existente é transformado em algo novo.

Por exemplo, é possível repaginar uma estante apenas a pintando e dando um novo contexto para a sala.

Quais as principais vantagens de contratar um projeto de interiores?

  • A profissional tem conhecimento sobre o trabalho

Pode parecer simples repaginar um ambiente sem a ajuda de um profissional. No entanto, ao colocar a mão na massa, o resultado pode ser frustrante.

Por isso, o ideal é contratar um arquiteto que fará o projeto de interiores para você, assessorando de perto a sua obra, para que tudo saia da forma como foi desenvolvido.

  • Economia de tempo e recursos

Uma das grandes vantagens são as conexões desse profissional. Afinal, por desenvolver diferentes projetos e estar em contato com fornecedores diariamente, uma arquiteta conhece os produtos com os melhores custos-benefícios e também tem mais poder de negociação para descontos.

Além disso, ao procurar os fornecedores corretos, que oferecem exatamente o que você procura, há uma economia de tempo de pesquisa.

Outro ponto positivo é a ajuda que essa profissional traz no momento de escolher os materiais. Afinal, ela possui um conhecimento vasto sobre o assunto.

Digamos que você queira usar um determinado revestimento, mas ele não é adequado para o lugar escolhido, a profissional saberá indicar em qual espaço ele melhor se encaixa. Bem como, vai te auxiliar no momento de escolher as cores para as paredes, com base no seu objetivo para o cômodo, como ampliar a visão.  

  • O ambiente não fica apenas bonito, como fica confortável

Se tem algo essencial na nossa casa é ter conforto, concorda? Mas, muitas vezes, algumas escolhas podem levar ao sentido oposto. Por isso, ao desenvolver um projeto de interiores, essa é uma preocupação que você deixa de ter, já que a profissional vai levar em consideração o conforto acústico e térmico do ambiente.

Agora é a hora de buscar uma profissional para um projeto de interiores!

Como você leu, um projeto de interiores é essencial para deixar o seu cantinho do jeito que você sempre quis e, ele pode ou não, envolver obras.

Por isso, ao procurar uma profissional para desenvolver um projeto para você, não tenha vergonha ou medo de falar tudo o que você gostaria e, claro, qual o orçamento para a execução. Assim, a arquiteta explicará o que é ou não possível fazer, tanto em termos de estrutura, quanto de orçamento.

Dessa forma, uma dica que você pode colocar em prática é levantar referências antes da reunião de briefing e mostrar qual a sua visão para o local.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com quem também pode gostar!

Receba os conteúdos primeiro!

Deixe seus dados para receber semanalmente nossas dicas e conteúdos,

10 + 7 =