O que é solarium e como fazer um em casa

jul 7, 2021Gestão de obras0 Comentários

Uma pergunta que recebemos muito nos últimos dias lá no Instagram do Studio MS é “o que é um solarium?” e, por isso, decidimos fazer um blog sobre esse assunto, de forma aprofundada e o melhor de tudo: ensinando como você pode fazer um na sua casa, usando objetos fáceis de encontrar no mercado ou aproveitando um jardim de inverno.

Então, se você deseja um lugar especial, para se livrar do estresse do dia a dia, sem ter que sair da cidade, continue acompanhando o nosso conteúdo!

Afinal, o que é um solarium e quem pode ter um em casa?

A palavra solarium vem do latim: solaris = do sol; arium = ligado a; ou seja, ligado ao sol. No português, ele também é chamado de solário.

Assim, o solarium é um espaço, dos mais variados tamanhos, feito em uma parte da sua casa onde tem uma boa incidência de luz solar, para trazer aquela sensação de aconchego e natureza. Normalmente, ele é construído com paredes de vidro, como se fosse uma estufa, para valorizar toda a luz natural possível.  

Nos casos em que a casa é projetada por uma arquiteta, há um estudo da luz solar no ambiente, para entender exatamente qual o melhor lugar para construir o solarium.

Mas, se a sua casa já está pronta e você deseja fazer uma pequena reforma, pode contar também com essa ajuda profissional, que vai indicar o espaço correto. No entanto, infelizmente, nem sempre ele poderá ser no local que você imaginou, porque podem existir alguns elementos que impeçam a passagem do sol, como um prédio ao lado.

Dessa forma, você deve estar se perguntando: toda casa pode ter um espaço assim? Sim! Inclusive, é possível transformar um jardim de inverno em solarium e alguns apartamentos para comprar já vem com a opção integrada. O legal também é que se você comprar o apartamento na planta, pode pedir uma modificação antes do início da construção, caso isso seja possível, para que tudo fique do jeitinho que você sempre sonhou!

Principais vantagens de ter um solarium em casa

Agora que você já sabe o que é um solarium, nós separamos algumas das principais vantagens de ter esse espaço de refúgio em casa!

Melhora a entrada de luz natural

Apesar de parecer óbvio, esta é uma vantagem importante para destacarmos. Afinal, a luz natural é essencial para nós e isso é uma das coisas que o solarium proporciona. Assim, você pode descansar, conversar com os residentes da casa, colocar a leitura em dia, fazer aquele café da manhã especial e diversas outras coisas, tudo com luz natural.

Outra vantagem da luz natural é que ela regula o nosso ciclo biológico e promove sensação de bem-estar. Sem contar que ajuda a economizar na conta de energia elétrica no fim do mês!

Leia sobre eficiência energética.

Um solarium ajuda a aumentar a qualidade de vida

Parte essencial em todo solarium são as plantas, por isso, além da maior incidência de luz, o espaço também recebe mais circulação de ar limpo, renovado.

Todos esses componentes são muito importantes para compor a sensação de bem-estar e proporcionar para os moradores momentos de relaxamento, longe do estresse diário.

Contribui para a sociabilidade entre os moradores

Nós já falamos aqui sobre como ousar na sala de jantar e como esse espaço é importante para aquele momento sagrado entre a família, em que todos se reúnem para uma refeição.

Mas, o solarium também pode proporcionar pequenas reuniões entre os moradores, permitindo uma sociabilidade maior, enquanto todos pegam sol e conversam. Você pode propor para todos fazerem do solarium uma área livre de celular, assim, o ambiente é usado para uma conexão em família.  

Proximidade com a natureza

Em grandes centros é muito comum encontrarmos diversas construções, mas pouca natureza e, para manter uma proximidade, é preciso sair da cidade e passar alguns dias no campo. No entanto, não é sempre que temos disponibilidade de tempo ou financeira para fazer isso.

Por isso, uma ótima vantagem do solarium é o fato de nos deixar mais próximos da natureza. Você pode escolher as suas plantas preferidas para adicionar ao local, se tiver espaço, pode colocar também uma fonte de água e diversos outros elementos que contamos neste blog sobre design biofílico.

Como fazer um solarium em casa

Depois de ter entendido o que é um solarium e suas principais vantagens, podemos apostar que você ficou com vontade de ter um em casa!

Por isso, trouxemos algumas dicas de como você pode construir um espaço especial assim na sua casa, confira:

O local é prioridade quando falamos em solarium

Como você viu em nosso tópico sobre o que é um solarium, ele é um espaço conectado ao sol. Ou seja, o local escolhido deve ter bastante luz natural e ser o último da casa a precisar de uma lâmpada ligada.

Você pode escolher entre:

  • Área externa;
  • Cobertura;
  • Espaço próximo à cozinha;
  • Varanda;
  • Jardim de inverno, etc.

As possibilidades são as mais variadas, mas, ainda que tenha bastante sol, separe um local para uma luminária ou outra fonte de luz, para que você possa aproveitar o espaço também à noite.

Mantenha o solarium protegido e escolha móveis para espaços externos

Devido a incidência frequente de sol e de outros fenômenos naturais, como ventanias, chuvas e geadas, em lugares mais frios, o solarium precisa ser coberto. Assim, vai manter a segurança das plantas, dos móveis e vai permitir que os moradores usem o local em todos os momentos.

Alguns solários podem ter a cobertura de madeira, vidro ou com toldos. Para decidir qual utilizar, analise todos os outros detalhes do projeto e o que melhor se encaixa, claro, sem deixar de considerar o clima local onde você mora.

Além disso, os móveis escolhidos precisam ser feitos para ambientes externos, porque eles precisam ser mais resistentes. Boas escolhas são:

  • Móveis e objetos de madeira;
  • Sofás estofados com tecidos impermeáveis;
  • Tapetes, poltronas e bancos com corda náutica.

Mas, lembre-se também de buscar opções que ofereçam conforto, afinal, o espaço é pensado para desligar do mundo exterior, relaxar e mandar o estresse embora.

Plantas dão vida ao local!

As plantas são peça-chave para um solarium completo, além de bonitas, elas trazem cor e mais vida para o local. Por isso, escolha as suas favoritas! Mas, muito cuidado ao escolher, porque algumas delas se adaptam melhor ao sol, confere a listagem que separamos:

  • Bela manhã;
  • Begônia;
  • Cactos;
  • Espada larga;
  • Gerânio;
  • Petúnia;
  • Primavera;
  • Rosa do Deserto;
  • Verbena.

Transforme seu jardim de inverno em um solarium!

Por fim, mas não menos importante, você pode transformar o seu jardim de inverno em um solarium!

Normalmente, esse espaço já é pensado para receber sol e feito em um local de destaque na casa. Dessa forma, nada impede que você dê outra função para ele também. Você terá que investir em alguns móveis para local externo e, se optar, pode trazer algumas plantas novas para o jardim.

Depois, é só aproveitar o novo espaço da forma como você preferir.

Inspirações diárias para você!

Na nossa conta do Pinterest você encontra diversas inspirações para solarium e vários outros temas! Confira e comece a salvar os pins.

Inove com um solarium!

No blog de hoje você aprendeu sobre o que é um solarium e pode ver algumas dicas de como fazer um em sua casa! Agora, o próximo passo é escolher um local com bastante entrada de luz natural e começar a pesquisar inspirações de móveis, plantas e muito mais!

Se você curtiu o nosso conteúdo, que tal compartilhar com outras pessoas que também podem gostar?

Até a próxima!

Receba os conteúdos primeiro!

Deixe seus dados para receber semanalmente nossas dicas e conteúdos,

11 + 14 =