O que é o Método Montessori e como usar no quarto infantil

set 28, 2021Gestão de obras0 Comentários

O que é Método Montessori é uma pergunta que tenho ouvindo com frequência nos últimos meses. O modelo, que preza pela independência das crianças, vem ganhando mais reconhecimento, no entanto, não é algo tão novo quanto parece.

Ele contribui para o desenvolvimento dos pequenos e é ideal para pais de recém-nascidos ou de crianças até 5 anos, com base em pesquisas realizadas pela desenvolvedora do método, Maria Montessori.

Então, para saber mais sobre esse método e como usar no quarto infantil, continue na leitura!

Quem foi Maria Montessori

Maria Montessori foi uma educadora, médica e pedagoga italiana, responsável pela criação do Método Montessori em conjunto com um colega e com um professor da Universidade de Roma.

À época, fim do século XIX, crianças com deficiência internadas em instituições psiquiatras recebiam um tratamento muito ruim, observando a situação, Montessori passou a buscar formas de melhorar o desenvolvimento delas.

A educadora e os colegas fundaram a Escola Ortofrênica, em que se baseavam nos métodos usados pelo educador Édouard Séguin e tiveram resultados surpreendentes, sendo que algumas crianças conseguiam aprender mais do que crianças sem deficiência de outras escolas.

Estimulada por isso, Montessori fundou novas escolas e viajou o mundo ensinando o que sabia sobre o desenvolvimento de crianças.

O que é o Método Montessori

O Método Montessori, também chamado de montessoriano, preza pela liberdade, independência e individualidade das crianças, para que elas possam desenvolver habilidades intelectuais e motoras.

Desse modo, são alguns valores do método que podemos adotar para a decoração:

  • Móveis baixos, posicionados na altura da criança;
  • Educação baseada no sensorial, uso de coisas que as crianças possam manipular;
  • Importância do movimento na primeira infância.
método montessori

Principais benefícios da decoração montessoriana no quarto infantil

Além de contribuir para o desenvolvimento e coordenação motora das crianças, dando liberdade para que elas possam brincar e explorar o espaço, a decoração montessoriana também traz outros benefícios:

  • Ajuda a identificar os limites das crianças, assim como as preferências delas;
  • Entender quais as capacidades e habilidades dos pequenos;
  • Melhorar a coordenação e a concentração;
  • Fortalecer a independência e a confiança;
  • Estimular a criatividade.

Como usar o método no quarto infantil

Agora que você já entendeu o que é o Método Montessori, quem foi a fundadora e a importância que ele tem no desenvolvimento das crianças, podemos partir para a decoração.

Como o método preza pela independência das crianças, os móveis são dispostos de modo que os pequenos consigam se mover sozinhos. Então, a herança do que era feito nas salas de aula, veio para as casas.

Você já deve ter se deparado com camas pequenas, na altura do chão. O objetivo é justamente esse: deixar a criança livre para sair da cama sempre que quiser, sem depender dos pais.

A nossa dica de ouro é para que você leve em consideração o gosto do seu pequeno também, afinal, o quarto é um espaço especial, onde descansamos. Então, ele precisa ser o mais aconchegante o possível para a criança.

Antes de seguirmos, você acompanha o nosso Pinterest? Temos uma pasta dedicada para dicas de decoração com o Método Montessori!

Segurança em primeiro lugar

Como falamos no último tópico, o bacana é entender o gosto da criança que usará o quarto e envolvê-la na escolha dos móveis. Afinal, não existem regras fixas.

Mas, existem algumas coisas que precisamos ficar atentas, como a segurança!

O primeiro passo é desenvolver um espaço onde a criança possa se locomover, brincar, explorar, sem empecilhos. Por isso, não coloque muitos móveis que podem atrapalhar nesse processo.

Além disso, as tomadas devem ter protetores e objetos perfurantes devem ter capa de proteção.

Dicas extras de segurança

  • Use tapetes macios para evitar que a criança se machuque se cair;
  • Evite usar quadros com vidro, porque eles podem quebrar facilmente;
  • Prefira móveis com laterais redondas, para evitar machucados;
  • Instale barras laterais no quarto, para incentivar os primeiros passos da criança.

Hora de escolher uma cama montessoriana!

Como você viu, o que é o Método Montessori, é dar liberdade para os pequenos. O primeiro passo para isso é buscar uma cama que seja da altura da criança, já que ela proporciona um sono tranquilo para o usuário.

Sendo o móvel mais icônico desse método, as camas e mini-camas possuem diferentes formatos, como casinha, cabana, com escorregador.

A grande vantagem desse item é que ele passa confiança para a criança, pois é um móvel ideal para o tamanho dela. Além, claro, de proporcionar autonomia e mobilidade para a criança.

Na hora de fazer a escolha, analise a altura do móvel e se ela se encaixa para o seu filho. Algumas camas são rentes ao chão, enquanto outras possuem os pés um pouco mais altos.

cama montessoriana

Guarda-roupa e cômodas também devem ser na altura da criança

Aprender, brincar, explorar e desenvolver são termos muito importantes quando falamos nesse estilo de quarto e decoração, especialmente porque crianças pequenas passam pela fase de descobrimento e adoram descobrir diversas coisas.

Ou seja, elas abrem portas, gavetas, tiram objetos do lugar… e isso, quando não supervisionado por um adulto, pode acabar gerando um acidente.

Quando os móveis são da altura da criança, ela se sente à vontade e segura para explorar, abrir portas e, principalmente, acessar os objetos que quiser, quando quiser. Esse fator é importante para estimular o lado criativo e lúdico dos pequenos.

Lembre-se de escolher móveis que combinem com a personalidade da criança, você pode apostar em itens que combinem com a cama, do mesmo material e cor, ou buscar cores complementares, para deixar o ambiente bem alegre.

Outra dica que você pode seguir é decorar com imagens de animais e brinquedos nessa linha.

Ele não pode faltar: espaço para os brinquedos

Os pais de plantão sabem: o espaço do brinquedo é o local mais especial do quarto, afinal, os pequenos têm muita energia para gastar! Além disso, as brincadeiras são muito importantes para o desenvolvimento.

Para desenvolver esse cantinho, decore com caixas organizadoras, estantes na altura da criança, em que serão dispostos livros, brinquedos, materiais para desenho, mesinha e cadeirinha para desenhar.

Escrivaninha com quadro ou parede lousa

Nós sabemos, toda criança adora rabiscar. Então, por que não ter um cantinho dedicado para fazer isso? Hoje, existem diversas opções no mercado que ajudam os papais nesse momento.

Por exemplo, você pode optar por uma escrivaninha, na altura da criança, que fique no cantinho do brinquedo, ou por uma parede lousa, que é pintada com uma tinta preta especial para isso.

Por fim, se você gosta de decorações mais modernas, pode aproveitar a tinta para usar em outros espaços da casa, como a cozinha, para anotar receitas ou recados importantes e, claro, em outras paredes que seu filho costuma riscar.

Hoje vimos o que é o Método Montessori!

Chegamos ao fim de mais um conteúdo aqui no blog e hoje você pode aprender o que é o Método Montessori e como ele é importante para o desenvolvimento das crianças. Além, claro, de como aproveitar isso para decorar o quarto do seu pequeno.

Lembre-se de buscar móveis que sejam do gosto dele e também ideais para a altura, dando independência e confiança para que ele possa fazer o que gosta.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com outros pais que também podem gostar!

Receba os conteúdos primeiro!

Deixe seus dados para receber semanalmente nossas dicas e conteúdos,

8 + 9 =