Quando falamos em arquitetura comercial pode ser que, em um primeiro momento, o pensamento que vem à cabeça é um projeto para embelezar um local. Entretanto, o conceito vai muito além disso, já que a arquitetura comercial tem como principal objetivo tornar os ambientes mais atrativos. Melhorando assim, a experiência de compra dos consumidores e influenciando o cliente a fazer um negócio.
Esse modelo de projeto é importante, porque é um jeito de deixar a empresa mais próxima dos consumidores. Além de alinhada com o gosto das pessoas que compram o que você tem a oferecer, bem como, atrair novos consumidores para o local.
Ademais, a arquitetura comercial também valoriza projetos inteligentes, pensados para utilizar o espaço da melhor forma possível, como torná-los acessíveis, com aspecto de organizado, ainda que haja muitas coisas no ambiente.
Continue a leitura!
Entenda mais: o que é a arquitetura comercial
A arquitetura tem diversas ramificações e, uma delas, é a arquitetura comercial. Ela serve sim, para tornar um ambiente mais bonito e agradável, porém, também é usada para influenciar o cliente a fazer uma compra.
Geralmente aplica-se em todos os estabelecimentos comerciais imagináveis: lojas, restaurantes, bares, salões de beleza, hotéis.
Mas, um passo importante para ser assertivo ao desenvolver esse modelo de projeto é entender qual o público-alvo da sua empresa. Afinal, diferentemente de um projeto residencial, em que construímos com base nos seus gostos e personalidade, nos projetos comerciais é relevante entender o que atrai os seus consumidores.
É aquela história: não adianta desenvolver uma loja de pesca esportiva para homens e decorá-la como se seu público fossem mulheres interessadas em ciclismo, ou vice-versa, porque esse tipo de posicionamento confunde e afasta o consumidor. Pense você, entrando em um estabelecimento, já com um pensamento definido do que pretende comprar, mas não encontra. Sua reação, com certeza, será sair da loja.
Dessa forma, é preciso entender o comportamento, gostos e interesses dos seus consumidores. Assim, ao conversar com seu arquiteto é importante evidenciar suas necessidades como comércio e também trazer a identidade visual da sua marca para o projeto.
Arquitetura comercial inteligente
Como falamos lá no início, a arquitetura comercial valoriza projetos inteligentes, que guiem o cliente por um layout fácil de entender a dinâmica do estabelecimento e evidenciar os seus produtos ou serviços, seja uma prateleira com os últimos livros lançados ou o bar de um restaurante.
Mas, não se assuste: a arquitetura inteligente serve para melhorar ainda mais o espaço que você tem. Confira os próximos tópicos:
Arquitetura comercial: como trazer a identidade visual da sua marca para o espaço físico
Quando projetamos para arquitetura comercial, não podemos deixar de lado a identidade visual da sua marca. Ou seja, aqueles elementos que transmitem os valores e princípios da empresa, bem como, geram identificação com o seu público.
E é justamente esse o ponto principal: identificação. Um projeto de arquitetura comercial inteligente utiliza os elementos visuais da marca no projeto como um todo. Assim, seu público-alvo pode reconhecer a empresa com mais facilidade.
A fachada é parte essencial do projeto!
Antes de entrar em um estabelecimento comercial enxergamos uma coisa: a fachada. Ela deve ser pensada para chamar a atenção do público, já que é o principal atrativo para fazer com que uma pessoa entre na sua empresa.
O profissional responsável pelo projeto pensa em tudo: harmonia entre as cores, texturas, iluminação e, claro, elementos da sua identidade visual.
Experiência do usuário
No design existe um conceito chamado de experiência do usuário. Consiste em fazer com que o cliente interaja com o seu produto ou serviço por meio dos elementos disponibilizados. Normalmente, associa-se a aplicativos, que sejam intuitivos e fáceis de usar. Porém, podemos trazer o mesmo conceito para a arquitetura comercial.
Na prática, significa desenvolver ambientes que guiem o cliente pelo estabelecimento, de maneira intuitiva. Ou seja, que ele não precise pensar muito para encontrar os produtos que você tem a oferecer.
Além disso, cada ponto do ambiente, desde a iluminação a mobília, serve para despertar sensações diferentes nos clientes. Se tornando, assim, uma excelente oportunidade para aumentar as chances de negócio.
Circulação
Outra coisa que cabe a arquitetura comercial é pensar no fluxo de passagens durante a negociação de produtos e serviços. Afinal, você não vai querer que seus clientes não tenham espaço para caminhar com tranquilidade e muito menos que fiquem esperando em um ambiente desconfortável. Isso só pode gerar estresse e uma desistência e o objetivo é completamente o contrário: usar a arquitetura comercial para influenciar o cliente no momento da compra.
Dessa forma, leva-se em consideração pontos importantes do espaço, como o tamanho e o tipo adequado de acesso, distribuição do mobiliário expositor e dos elementos.
Lembre-se: o consumidor moderno mudou
A arquitetura comercial pode parecer algo dispensável para muitas empresas em um primeiro momento. Entretanto, é uma excelente maneira de fazer o cliente criar identificação com a sua empresa e realizar uma compra.
Além de tornar os espaços mais bonitos, ela serve para torná-los acessíveis e inteligentes, a altura de atender o consumidor atual, que está em buscas de experiências e não apenas qualidade nos produtos.
Por isso, se está abrindo um novo negócio ou se pensa em reformar a sua estrutura atual, considere a contratação de um profissional capacitado para desenvolver um excelente projeto de arquitetura para a sua empresa. Um profissional que ajude você a elevar os pontos de destaque do seu estabelecimento comercial, considerando os elementos visuais da sua marca e os gostos do seu consumidor. Já que o objetivo é muito claro: influenciá-los a realizar uma compra ao se sentir acolhido pelo ambiente.